Notícia
Programa que reduziu preço dos passes terá 128,5 milhões do Estado em 2020
As verbas do Fundo Ambiental para o programa de apoio à redução do tarifário, que foi criado em abril, serão reforçadas em 25% no próximo ano. O Governo vai ainda majorar em 130% o incentivo às empresas que paguem os passes sociais dos trabalhadores.
O Governo vai reforçar no próximo ano em 25% a dotação para o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) nos transportes públicos, que contará assim com 128,5 milhões de euros do Fundo Ambiental, de acordo com fonte do Governo.
O programa que foi criado em abril de 2019 com o objetivo de reduzir a fatura das famílias com a mobilidade e apostar no transporte coletivo contou este ano com uma dotação de 104 milhões de euros por parte do Estado, a que se somaram outros 12 milhões de comparticipação das autarquias.
Na semana passada, no Parlamento, o deputado socialista André Pinotes Batista afirmou que para o próximo ano o Estado iria contribuir com pelo menos mais 20 milhões de euros de forma a anualizar a medida, tendo o Governo acabado por decidir um reforço maior, de 24,5 milhões de euros face a 2019.
Outra medida prevista na proposta de Orçamento do Estado para 2020 é a majoração em 130% do incentivo às empresas que paguem os passes sociais dos trabalhadores.
Segundo a mesma fonte do Executivo, o investimento no transporte público coletivo em 2020 atingirá os 158 milhões de euros.