Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Preços das portagens devem manter-se inalterados em 2020

O índice de preços ao consumidor de outubro, sem habitação, que serve de referência à atualização anual das portagens, terá sido negativo em 0,10%, segundo a estimativa rápida divulgada esta quinta-feira pelo INE, devendo assim manter-se inalterados os preços das portagens nas autoestradas nacionais.

Nuno André Ferreira/Correio da Manhã
31 de Outubro de 2019 às 10:34
  • ...

Os preços das portagens nas autoestradas portuguesas não deverão sofrer alterações a 1 de janeiro de 2020, tendo em conta que, segundo a estimativa rápida divulgado esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, o índice de preços ao consumidor (IPC) de outubro, excluindo habitação, é de -0,10%.

 

A taxa de inflação homóloga de outubro, sem habitação, que terá ainda de ser confirmada pelo INE em meados de novembro, é o indicador que serve de referência à atualização anual das taxas de portagens. 

 

Por lei, as concessionárias de autoestradas têm de entregar ao Governo até 15 de novembro a sua proposta para a revisão das portagens para entrar em vigor a 1 de janeiro, sendo que mesmo que o IPC seja negativo não está prevista a possibilidade de descida nos preços. 

 

Em 2016, as taxas de portagem tiveram uma atualização de 0,62%, em 2017 de 0,84%, em 2018 de 1,42% e em 2019 de 0,88%. Em 2015, também pelo facto de o indicador que serve de referência à atualização ter sido negativo, as taxas de portagem também ficaram inalteradas.

Ver comentários
Saber mais portagens preços
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio