Notícia
Preço dos transportes públicos não aumenta em 2016
O Governo decidiu manter os preços dos transportes urbanos de Lisboa e Porto no próximo ano. A descida dos custos com combustível é um dos fundamentos da decisão.
Os preços dos títulos dos transportes públicos urbanos de Lisboa e Porto não vão sofrer aumentos em 2016, adiantou ao Negócios o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.
De acordo com responsável, que tem a tutela do sector, "não se justifica que haja aumentos dos preços". Entre os vários factores a considerar na decisão, Matos Fernandes salientou a descida dos custos com o combustível.
No ano passado, os preços dos títulos de transporte público também não sofreram aumentos. O anterior Executivo chegou a colocar em cima da mesa a possibilidade de uma descida das tarifas, mas essa opção foi abandonada devido à evolução da taxa de inflação no final do ano.
Em 2014 o aumento médio do preço dos transportes tinha sido de 1% e no ano anterior de 0,9%.Em 2012 a subida foi de 5%, depois de em Agosto de 2011 o Governo de Passos Coelho ter decidido um aumento extraordinário destes preços, na ordem dos 15%. Em Janeiro desse ano os títulos dos transportes públicos tinham subido 4,5%.