Notícia
Portos com a “melhor marca de sempre” no primeiro trimestre
O porto de Sines continua a liderar, sendo responsável mais de metade do total do movimento portuário nos primeiros três meses do ano.
O volume de tráfego portuário aumentou, no primeiro trimestre, 12,9% para um total de 24,6 milhões de toneladas, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Esta é "a melhor marca de sempre", revela a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) num relatório publicado esta quarta-feira, 10 de Maio.
Sines continua em destaque, já que é responsável por 55% do movimento total dos portos em Portugal. Ainda assim, foi este o único porto a registar uma queda no quota de mercado (-1,9 pontos percentuais). "Em contrapartida, os portos de Leixões, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa e Setúbal registaram ganhos ligeiros, fixando, respectivamente, as suas quotas em 18,9%, 5%, 2%, 11,6% e 7,1%", adianta a mesma fonte.
Os dados divulgados revelam ainda que houve 2.623 escalas de navios nos portos portugueses no primeiro trimestre, mais 2,6% do que em 2016. O maior aumento foi verificado em Aveiro (11,7%) e na Figueira da Foz (8,2%). Nas quedas, Faro (-76,5%) e Viana dos Castelo (-13,6%) destacaram-se.
"A carga embarcada, que inclui a carga de exportação, atingiu nos primeiros três meses do ano um volume superior a 10,1 milhões de toneladas, ultrapassando em 14,5% o registo verificado no período homólogo, constituindo assim o valor mais elevado de sempre", adianta a mesma fonte.
"Quanto ao volume de carga desembarcada, na qual as ‘importações’ representam em regra mais de 90%, registou um aumento de 11,9%, face ao valor observado no mesmo período de 2016, atingindo cerca de 14,4 milhões de toneladas, o valor mais elevado de sempre", acrescenta a AMT.
(Correcção: O porto de Sines registou uma queda da quota de mercado e não no movimento)