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Porto de Leixões assegura 12,8 milhões de financiamento para reabilitar doca

Obra que vai permitir ao porto de Leixões receber navios de maior dimensão está orçada em 25,6 milhões de euros, tendo a entidade assegurado já uma comparticipação europeia de metade desse valor.

Paulo Duarte/Negócios
21 de Dezembro de 2022 às 17:54
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A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) anunciou esta quarta-feira que ontem foi aprovada a candidatura do projeto de reforço do cais norte da doca nº1, no âmbito da "call" 2022 de Mobilidade Militar do Mecanismo Interligar a Europa (CEF, na sigla em inglês), pela Agência de Execução relativa ao Clima, Ambiente e Infraestruturas Europeias (CINEA), que prevê a reabilitação do cais.

Em comunicado, a APDL adianta que o orçamento desta obra é de 25,6 milhões de euros e que obtém, assim, a comparticipação do programa de 50% do valor, ou seja 12,8 milhões de euros.

Citado na mesma nota, Nuno Araújo, presidente da APDL, sublinha que a aprovação desta candidatura "reveste-se de um significado impar, atendendo ao facto de permitir a reposição das condições para a utilização plena de uma doca estratégica do porto de Leixões, com as vantagens competitivas que lhe estão associadas, recuperando um importante ativo para a operacionalidade e capacidade de receção de navios de maior dimensão".

O responsável acrescenta ainda que "esta intervenção contribuirá para a diversificação do negócio e aumento da capacidade instalada desta infraestrutura portuária".

A substituição do atual cais, diz a APDL, permitirá "o alinhamento e uma frente acostável contínua no lado norte do porto de Leixões a jusante da ponte móvel, a preparação para o aprofundamento da área junto ao cais de -10 metros para -12 metros (nível zero hidrológico), o alargamento da "boca" da rampa ro-ro contígua para 36 metros e o reforço da capacidade do terrapleno de apoio ao cais, de 5 toneladas por m2 para 8 toneladas por m2".

Esta intervenção "dotará o porto de Leixões do aumento da capacidade de receção de navios de dimensão superior, do reforço da receção de navios de todos os segmentos de mercado (contentores, carga geral fracionada, carga a granel e carga ro-ro), da garantia dos requisitos de mobilidade militar e do acréscimo da agilidade e capacidade operacional", afirma ainda.


O investimento na doca 1 norte insere-se no Programa de Reabilitação e Modernização de Infraestruturas do cluster portuário gerido pela APDL que visa modernizar e qualificar esta infraestrutura portuária.

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