Notícia
Operadores já receberam 12 milhões de indemnização pelo fecho da linha da Beira Alta
Por não poderem operar na linha da Beira Alta, encerrada desde abril de 2022, a CP já recebeu 7,8 milhões de indemnização e a Medway e Captrain mais de 3,8 milhões.
As indemnizações pagas pela Infraestruturas de Portugal (IP) aos operadores ferroviários devido ao encerramento da linha da Beira Alta, que teve lugar em abril de 2022, por causa da execução de obras de modernização, somam 11,6 milhões de euros.
Deste valor, 7,81 milhões foram entregues como compensação à CP, enquanto as empresas privadas de transporte de mercadorias Medway e Captrain Portugal receberam até agora 3,83 milhões por não poderem operar nesta linha.
Os números foram avançados esta terça-feira pelo Ministério das Infraestruturas e da Habitação, em resposta a um conjunto de questões colocadas pelo deputado do PCP António Filipe.
Na resposta, o gabinete de Miguel Pinto Luz assegura ainda que "de acordo com o estabelecido no Diretório da Rede, a IP aplica uma política de indemnizações similar em todas as obras que implicam encerramentos prolongados da infraestrutura".
A IP tem previsto reabrir a linha da Beira Alta no final deste ano, dois anos depois do previsto, um atraso que a empresa já justificou com a guerra na Ucrânia e com dificuldades técnicas durante a obra.