Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Metro do Porto com 408 milhões para relançar concursos para novas novas linhas

O Governo diz que o interesse público e a urgência dos projetos da expansão da rede do metro do Porto justificam que a empresa lance, de imediato, dois novos concursos públicos.

25 de Março de 2020 às 12:59
  • ...

A Metro do Porto já pode lançar os novos concursos para a construção e expansão das novas linhas, depois de ter sido publicada esta quarta-feira a resolução aprovada em Conselho de Ministros no passado dia, que eleva até 407,7 milhões de euros a despesa global autorizada a realizar.

Os primeiros concursos lançados para a construção da linha Rosa (Casa da Música-S. Bento), a expansão da linha Amarela (Santo Ovídio-Vila d'Este) tinham previsto um valor de investimento de até 307,7 milhões, mas em ambos os procedimentos as sete propostas apresentadas foram "substancialmente acima do preço base", refere a resolução do Conselho de Ministros.

Reconhecendo que os valores então autorizados eram insuficientes, o Executivo considera que "o interesse público e a urgência" destes projetos "demandam que a empresa lance, de imediato, dois novos concursos públicos com os valores" agora autorizados, "por forma a não comprometer o prazo do final do ano de 2023 para a conclusão das empreitadas".

Assim, a Metro do Porto está agora autorizada a realizar uma despesa até ao montante global de 407,7 milhões de euros, a que acresce IVA à taxa legal, até 2024, sendo que só para este ano de 2020 já estão previstos cerca de 32,3 milhões.

Este investimento é integralmente financiado pelo Fundo Ambiental em 270,7 milhões de euros e por fundos europeus no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) até ao montante de 137  milhões.

Ver comentários
Saber mais Metro do Porto
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio