Notícia
Propostas às obras do Metro do Porto entregues até 28 de abril
O Metro do Porto lançou esta sexta-feira os novos concursos para a expansão da sua rede e acredita que ainda no primeiro semestre seja proposta a adjudicação das empreitadas.
O Metro do Porto lançou esta sexta-feira os concursos públicos para as empreitadas de construção da linha Rosa, com o preço base de 235 milhões de euros, e para a extensão da linha Amarela – com o preço base de 130 milhões de euros, sendo o prazo limite para apresentação de propostas pelos concorrentes o dia 28 de abril.
A empresa de transporte público estima que os júris dos concursos possam propor a adjudicação das empreitadas ao conselho de administração ainda no primeiro semestre deste ano.
Depois de os primeiros concursos terem ficado vazios pelo facto de todas as ofertas, dos sete concorrentes pré-qualificados, terem superado o preço base, o Governo aprovou o reforço do montante global de investimento na expansão da rede do Metro do Porto, tendo essa resolução sido publicada esta semana.
No conjunto dos dois projectos e após esse reforço, o orçamento atinge os 407 milhões de euros, sendo o financiamento suportado pelo Fundo Ambiental e por fundos Europeus no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
Segundo a empresa, as duas empreitadas agora postas a concurso vão decorrer entre 2020 e 2023 e incluem a construção de seis quilómetros de linha e sete estações, prevendo a Metro do Porto que venham a conquistar mais de 10 milhões de novos clientes anuais.
A construção da linha Rosa, entre as estações de S. Bento e da Casa da Música, tem um prazo de execução de 42 meses, estando o prolongamento da linha Amarela entre Santo Ovídio e Vila d’Este previsto ser executado em 34 meses.