Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Matosinhos, Maia, Valongo e Gondomar levam proposta sobre Linha de Leixões à Área Metropolitana do Porto

A Linha de Leixões liga a Linha do Minho, na Estação de Contumil, ao Porto de Leixões, em Matosinhos.

20 de Abril de 2021 às 19:24
  • ...
As câmaras de Matosinhos, Maia, Valongo e Gondomar, no distrito do Porto, vão apresentar no Conselho Metropolitano uma proposta para estudar a criação de novas estações na Linha de Leixões, utilizada para transporte de mercadorias.

Esta informação foi avançada hoje pela presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, durante a reunião pública do executivo.

A autarca contou que, na semana passada, reuniu com estes presidentes de câmara e ficou estabelecido levarem ao próximo Conselho Metropolitano do Porto uma proposta de protocolo com a Infraestruturas de Portugal (IP) para garantir a realização dos estudos necessários para a implementação de novas estações e a sua viabilidade.

Em fevereiro, também em reunião do executivo municipal, Luísa Salgueiro defendeu a integração no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) a adaptação da Linha de Leixões para passageiros.

A Linha de Leixões liga a Linha do Minho, na Estação de Contumil, ao Porto de Leixões, em Matosinhos.

Inaugurada em 1938, a Linha de Leixões fez serviço de passageiros até 1987 e entre maio de 2009 e janeiro de 2011.

Em janeiro, o secretário de Estado das Infraestruturas defendeu a necessidade de "uma avaliação muito rigorosa da transformação da Linha de Leixões para perceber a sua eficácia e procura" antes de ser posta ao serviço das pessoas.

Jorge Delgado falava à Lusa no final de uma viagem do Comboio Operário, reativado a 4 de janeiro, entre a estação de Contumil e as oficinas da CP em Guifões, no concelho de Matosinhos.
Ver comentários
Saber mais Matosinhos AMP Maia Valongo Porto de Leixões Luísa Salgueiro Gondomar Conselho Metropolitano do Porto Estação de Contumil transportes política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio