Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Linha Rubi do metro do Porto só atrai dois interessados

O consórcio da Alberto Couto Alves, FCC e Contratas y Ventas e o agrupamento formado pela Casais, Conduril, Teixeira Duarte, Alves Ribeiro e Somafel foram os únicos a entregar propostas para a construção da nova linha do metro do Porto, o maior projeto do PRR.

Paulo Duarte
11 de Agosto de 2023 às 16:30
  • 1
  • ...

O concurso para a construção da linha Rubi do Metro do Porto, que inclui uma nova ponte sobre o Douro, recebeu propostas de dois consórcios, um formado pela Alberto Couto Alves, FCC e Contratas y Ventas, e o outro pela Casais, Conduril, Teixeira Duarte, Alves Ribeiro e Somafel, adiantou fonte oficial da empresa ao Negócios, salientando tratarem-se de dois agrupamentos "com liderança portuguesa".

A construção da ligação Casa da Música – Santo Ovídio representa um investimento global de 435 milhões de euros e será executada em pouco mais de três anos, acrescentou, escusando-se a divulgar os valores das propostas. 


Agora, o júri do concurso irá iniciar o trabalho de análise destas duas propostas, de forma a poder apresentar ao conselho de administração da Metro do Porto o relatório de avaliação e uma proposta de adjudicação da obra.


É intenção da Metro do Porto poder arrancar com os trabalhos ainda em 2023, de modo a que a nova linha Rubi entre em funcionamento em 2026.

 

O concurso para a nova linha inclui a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro – que se vai chamar "Ferreirinha" –, que será a travessia em betão com o vão mais comprido da Europa, num total de 430 metros.

A linha Rubi é o maior projeto colocado a concurso, em valor, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo este concurso como preço base os 370 milhões de euros. Já o valor global deste investimento – que será totalmente financiado a fundo perdido pelo PRR –, situa-se nos 435 milhões de euros.

 

Ver comentários
Saber mais Metro do Porto transportes linha Rubi FCC Casais Teixeira Duarte Conduril
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio