Notícia
Adesão a sistema de pagamento de portagens para veículos estrangeiros sobe 13%
O sistema para pagamento de portagens para veículos de matrícula estrangeira registou mais de 12 mil adesões entre quarta-feira e domingo de Páscoa.
A Infraestruturas de Portugal (IP) registou nesta Páscoa 12.269 adesões ao sistema Easytoll, destinado ao pagamento de portagens dos veículos de matrícula estrangeira, anunciou a empresa em comunicado.
Este número representa um crescimento de 13% face ao verificado no mesmo período do ano passado, altura em que entre quarta-feira e domingo de Páscoa houve 10.863 adesões.
De acordo com a IP, nos mesmos cinco dias de 2016, só nos pontos de venda localizados junto à fronteira de Vilar Formoso, principal ponto de chegada dos emigrantes portugueses, e à fronteira em Vila Real de Santo António, por onde milhares de turistas espanhóis acedem à região do Algarve, o total foi de mais de 8.000 adesões, 66% do volume global.
Em termos de valor absoluto, refere ainda no comunicado, foi no ponto de venda da A25 junto à fronteira de Vilar Formoso, onde se registou o maior número de adesões - 4.191 - o que representa cerca de 34% do total.
Na A22, em Vila Real de Santo António, um dos principais pontos de entrada de turistas espanhóis, foram registadas mais de 30% do total de adesões, 3.846.
No ponto de venda na A24 em Chaves houve 2.865 adesões e na A28, em Viana do Castelo, 1.367.
De acordo com a IP, quinta-feira santa, que é feriado em Espanha, foi o dia de maior afluência aos pontos de venda Easytoll, tendo o volume total de adesões neste dia representado 42% do total ao ultrapassar as 5.000 num único dia.
Segundo refere ainda no comunicado, está a registar-se um acréscimo da utilização dos dispositivos electrónicos Via-T, a denominação do sistema de pagamento interoperável nas auto-estradas espanholas, sendo cerca de 200 mil os que circulam já nas auto-estradas portuguesas.