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Investimento nas obras da Ponte 25 de Abril ascende a 20,5 milhões

O concurso público para a execução de trabalhos de conservação na travessia do Tejo foi publicado esta sexta-feira, assim como os procedimentos para os trabalhos de fiscalização e de assistência técnica à empreitada.

A construção da ponte exigiu 263 mil metros cúbicos de betão e 82 mil toneladas de aço.
Bruno Simão
23 de Março de 2018 às 12:56
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A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou o concurso público para a execução de trabalhos de reparação e conservação da Ponte 25 de Abril, com um preço base de 18 milhões de euros e um prazo de 720 dias para a execução da obra, que foi publicado esta sexta-feira, 23 de Março.

De acordo com a empresa, a par deste concurso, estão a ser desenvolvidos os processos respeitantes ao concurso público para a fiscalização da empreitada, que foi igualmente publicado esta sexta-feira em Diário da República com um valor base de 1,5 milhões de euros, e para a contratação da assistência técnica à empreitada, no valor de 895 mil euros.

A IP explica que a assistência técnica será contratada à Parsons, a empresa projectista que detém os direitos de autor do projecto de construção da Ponte que data da década de 60, e que é simultaneamente a autora do projecto de instalação do caminho-de-ferro, alargamento do tabuleiro rodoviário e de beneficiação geral da Ponte 25 de Abril, concretizada na década de 90.

No seu conjunto, o investimento previsto na conservação da Ponte 25 de Abril ascende a cerca de 20,5 milhões de euros.

De acordo com a IP, as intervenções incidem sobre elementos metálicos da ponte e em elementos de betão armado pré-esforçado do viaduto de acesso norte. Compreendem ainda, entre outros, a execução de trabalhos de construção metálica, soldadura, reposição localizada da protecção anticorrosiva, substituição de elementos não estruturais, limpeza, tratamento e pintura pontual de superfícies de betão.

Segundo a empresa, as intervenções de manutenção a realizar na ponte 25 de Abril serão executadas em períodos de menor fluxo de tráfego, nomeadamente à noite e em dias não úteis, de modo a não interferir com a normal circulação rodoviária e ferroviária.


Depois de notícias dando conta de um relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), que apontava para os riscos de colapso da estrutura sobre o rio Tejo, o Governo anunciou a realização das obras na ponte 25 de Abril com carácter de urgência.

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