Notícia
Greves provocam perturbações em vários transportes esta semana
Há uma nova vaga de manifestações dos trabalhadores dos transportes. Esta semana serão vários os meios de transporte afectados por greves e plenários de trabalhadores. Perturbações começam hoje.
Os passageiros da STCP serão afectados no dia 5 de Março, próxima terça-feira, uma vez que houve um pré-aviso de greve para este dia. A greve está agendada para amanhã entre as 8h e as 16h. A transportadora revela que não haverá serviços mínimos, uma vez que não foram autorizados pelo Tribunal Arbitral.
Comboios com perturbações de 5 a 8 de Março
A circulação de comboios vai ser afectada entre os dias 5 e 8 de Março. A CP explica que deverão verificar-se atrasos e supressões a partir do final do dia 5 de Março - terça-feira – sendo que os dias com maior impacto serão os dias 6 e 7.
No dia 6 de Março “esperam-se fortes perturbações e supressões em todos os serviços” assim como no dia 7, quinta-feira. Já no dia 8, os problemas deverão ser verificados no início do dia nos serviços Urbanos, Regional e InterRegional.
Ainda assim, haverá alguns serviços mínimos, que poderá consultar aqui.
Clientes da Carris deverão ser pouco afectados
Os trabalhadores da Carris também vão reunir-se em plenário, no próximo dia 7 de Março, quinta-feira. A expectativa da empresa de transportes é de que esta reunião não cause “grande perturbação na circulação”. A paralisação está agendada para o dia 7 entre as 8h e as 16h, para o pessoal de tráfego.
“A Carris espera que o serviço aos clientes não seja significativamente afectado, uma vez que está envolvida apenas uma das organizações sindicais”, de acordo com fonte oficial.
“Ainda assim, o Tribunal Arbitral nomeado para o efeito, determinou o funcionamento, durante o período da paralisação, das carreiras 703, 735, 736, 738, 742, 744, 751, 758, 759, 760 e 767 em 50% da sua oferta normal, assim como o funcionamento do serviço especial de deficientes”, adiantou a mesma fonte ao Negócios.
Ligação entre Terreiro do Paço e Barreiro com algumas perturbações
Os trabalhadores da Soflusa vão reunir-se esta segunda-feira, provocando a suspensão temporária da ligação entre o Terreiro do Paço e o Barreiro.
Assim, na ligação Barreiro – Terreiro do Paço o último barco a sair está agendado para as 13h25, sendo retomado às 16h20. Em sentido contrário, Terreiro do Paço – Barreiro o último barco deverá sair igualmente às 13h25 e o primeiro barco após a paralisação deverá ocorrer às 16h20.
Rodoviária do Tejo em greve até 6 de Março
Os trabalhadores da Rodoviária do Tejo estão em greve desde dia 28 de Fevereiro, e assim deverão continuar até 6 de Março. Os transportes desta empresa estão assim condicionados entre as 3h00 e as 10h00, todos os dias.
A Lusa revela que os trabalhadores da Vimeca estarão reunidos em plenário esta segunda-feira, a partir de 20h30, não havendo mais informação sobre esta reunião.
Trabalhadores da TAP reúnem-se e entregam bilhete para o Canadá a Álvaro Santos Pereira
Pilotos e tripulantes de voo já anunciaram que vão fazer greve entre os dias 21 de 23 de Março. Hoje é a vez dos trabalhadores de “handling” e manutenção se reunirem, podendo agendar igualmente uma greve.
Além desta reunião, os trabalhadores da TAP vão concentrar-se em frente ao Ministério da Economia, a partir das 17h00. E têm um objectivo: entregarem um bilhete de avião para Toronto a Álvaro Santos Pereira. Um bilhete só de ida. Recorde-se que o ministro da Economia vivia no Canadá antes de ter aceite integrar o Governo liderado por Pedro Passos Coelho.
(Notícia actualizada às 15h25 com informação sobre a Carris)