Notícia
Greve no Metropolitano de Lisboa a 30 de Maio
Insatisfeitos com a falta de respostas concretas por parte da administração, os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa apresentaram um pré-aviso de greve, de 24 horas, para o dia 30 de Maio, quinta-feira.
A Federação de Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) entregou um pré-aviso de greve no Metropolitano de Lisboa para o dia 30 de Maio, quinta-feira, acusando a administração da empresa de não estar empenhada numa “negociação séria”.
“Esta é uma greve que se deve à falta de empenho, vontade e capacidade da administração em ter uma negociação séria, com conteúdos, que permita encontrarem-se as soluções para que se cumpra o Acordo de Empresa (AE) e os direitos dos trabalhadores”, segundo o comunicado emitido pela Fectrans.
Desde o início de 2012, os trabalhadores do metro têm vindo a organizar diversas acções de protesto contra aquilo que alegam ser “o desmantelamento da empresa e o ataque aos direitos dos trabalhadores e pela defesa de postos de trabalho e de um serviço público de transporte, ao serviço da população”.
Já em Fevereiro, os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa promoveram uma quinzena de informação aos utentes e à população de Lisboa, onde explicaram a sua situação e a da empresa. A última greve, que estava marcada para o dia 20 de Março, acabou por ser cancelada.
No ano passado, os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa realizaram oito greves, cinco das quais parciais. Este ano, fizeram três greves parciais.