Notícia
Greve geral: Serviços mínimos reduzidos nos transportes
O protesto de dia 27 vai trazer muitos problemas, sobretudo na circulação ferroviária. Carris , STCP e Metro do Porto com serviços mínimos.
CP
Não há comboios por todo o País
A CP deverá parar completamente no dia 27, sendo que a paralisação irá começar a ter efeitos no final do dia 26 e continuará na manhã de 28 de Junho.
• Serviços mínimos
Desta vez não foram definidos serviços mínimos pelo Tribunal Arbitral. As alternativas são poucas, sendo que a greve irá afectar também os rodoviários públicos e privados, ainda que Carris e STCP tenham serviços mínimos.
Metro de Lisboa
Estações novamente encerradas
O Metropolitano de Lisboa não irá circular a partir das 23h20 do dia 26 de Junho. O serviço só será normalizado a partir das 06h30 do dia 28.
• Serviços mínimos
Não há serviços mínimos. Teriam de ter pelo menos 50% da circulação normal para haver condições de segurança. A alternativa são os autocarros da Carris que irão circular em serviços mínimos.
Carris
12 linhas a funcionar a meio-gás
A greve também irá afectar a circulação dos autocarros da Carris no dia 27, mas a empresa consegue mitigar as dificuldades com os serviços mínimos que foram definidos pelo CES.
• Serviços mínimos
Estarão em funcionamento 12 carreiras, com metade do serviço habitual da transportadora.
Transtejo
Barcos parados durante o dia
A Transtejo não terá circulação de barcos no dia 27, sendo que no dia anterior já há perturbações nas últimas circulações. No dia seguinte os primeiros barcos do dia também serão afectados.
• Serviços mínimos
Não há serviços mínimos. A Fertagus, que faz a travessia ferroviária da ponte 25 de Abril, também deverá ser afectada pela paralisação.
STCP
Circulação em mais de 20 linhas
No Porto, a STCP será afectada pela greve entre as 23 horas do dia 26 e as 02 horas de 28 de Junho. A circulação não deixará de ser assegurada por várias linhas operadas pela empresa.
• Serviços mínimos
A STCP terá mais de 20 dos percursos a funcionar, segundo a decisão do Tribunal Arbitral no âmbito do CES.
Metro do Porto
Operação reduzida
No caso do Metro do Porto, a transportadora apenas consegue assegurar que a circulação será "bastante" reduzida. O Metro irá circular apenas na Linha Amarela (D) e no troço compreendido entre as estações da Senhora da Hora e do Estádio do Dragão, comum às linhas Azul (A), Vermelha (B), Verde (C), Violeta (E) e Laranja (F), entre as 7 e as 21 horas do dia 27.