Notícia
Governo aprova despesa para PPP da alta velocidade
O Governo aprovou a despesa necessária para a concessão em regime de parceria público-privada (PPP) do primeiro troço da ligação de alta velocidade entre Lisboa e Porto.
A aprovação surge após hoje o primeiro-ministro, António Costa, ter anunciado que o concurso público internacional será lançado esta sexta-feira.
Esta primeira obra tem previsto um valor de investimento de 1.950 milhões de euros, um valor superior ao que chegou a ser anunciado em setembro de 2022, de 1.650 milhões, devido ao aumento dos custos da construção.
O lançamento deste concurso – para uma parceira público-privada (PPP) para a conceção, construção, manutenção e financiamento – é considerado determinante para Portugal poder apresentar até ao dia 30 deste mês a candidatura aos 729 milhões de fundos do Mecanismo Interligar a Europa (CEF, na sigla em inglês) para financiar o projeto.
De acordo com um anúncio publicado em novembro no Jornal Oficial da União Europeia sobre a intenção de lançar este procedimento, a IP revelou que esta será uma concessão a 30 anos, dos quais os primeiros cinco para a construção.