Notícia
Fundo norte-americano que detém parte da Douro Azul quer entrar na TAP
O fundo com vários investimentos na área do turismo já demonstrou a sua intenção ao Governo português, mas este não terá revelado muito interesse.
O fundo de investimentos norte-americano Certares, que tem um forte interesse na área do turismo e detém 40% da Douro Azul, do empresário Mário Ferreira, quer entrar no capital da TAP.
A notícia é avançada pelo Público, que adianta que a Certares já fez chegar esse interesse ao Governo português, mas fontes próximas do executivo revelaram que não haverá grande vontade em realizar o negócio com um fundo isolado.
O executivo, nesta fase preliminar da reprivatização da transportadora aérea portuguesa, tem mostrado preferir, ou dar prioridade, a concorrentes como a Lufthansa, Air France-KLM e IAG (grupo da British Airways e a Iberia). Por outro lado, a Certares está também a negociar a privatização da ITA, que substituiu a Alitalia, e falta saber se o interesse se mantém caso ganhe a corrida à transportadora italiana, adianta o jornal.
Recorde-se que, tal como o Negócios noticiou, o Governo quer avançar com a venda de mais de 50% da TAP ainda este ano, com o consórcio da AIr France/KLM e a companhia alemã Lufthansa como favoritas na corrida. A operação poderá estar concluída nos primeiros meses de 2023.