Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Finanças autorizam CP a pagar 19,5 milhões por aluguer de 18 comboios

Governo considera necessário prorrogar o aluguer de 18 automotoras a diesel, "até à efetiva concretização das eletrificações em curso na Rede Ferroviária Nacional, nomeadamente das Linhas do Oeste e Algarve". E prevê "devolução faseada" à medida que as automotoras forem esgotando o "potencial de vida útil".

Pelo cumprimento das obrigações de serviço público a CP vai receber este ano 170,2 milhões.
Estela Silva/Lusa
16 de Fevereiro de 2023 às 10:08
  • ...
A CP – Comboios de Portugal vai pagar 19,5 milhões de euros até 2025 no aluguer de 18 automotoras a diesel da operadora espanhola Renfe para garantir o serviço público de transporte ferroviário em linhas não eletrificadas. A autorização foi dada pelo Ministério das Finanças, numa portaria publicada esta quinta-feira em Diário da República.

No documento assinado pelos secretários de Estado do Orçamento (Sofia Batalha) e das Infraestruturas (Frederico Francisco), o Governo afirma que há necessidade de prorrogar o aluguer de 18 automotoras 592, "até à efetiva concretização das eletrificações em curso na Rede Ferroviária Nacional, nomeadamente das Linhas do Oeste e Algarve". 

Nos últimos cinco anos, a CP pagou cerca de 32,4 milhões de euros no aluguer e manutenção de um total de 24 automotoras 592 da Renfe, também conhecidas por "camelas" por terem o ar condicional instalado no tejadilho, para prestarem serviço nas Linhas do Oeste, Douro e Minho, enquanto decorriam as obras para a eletrificação da Rede Ferroviária Nacional. 

"Tendo em conta que as novas automotoras bi-modo, neste momento ainda em fase de fabrico, possam entrar em exploração no final de 2025, a prorrogação do aluguer das referidas automotoras é imprescindível para a continuação do serviço público", salienta o Governo, no documento.

O Governo prevê, no entanto, uma "devolução faseada" das automotoras alugadas "à medida que for sendo esgotado o seu potencial de vida útil".


Este ano, a CP fica autoriza da gastar 7,7 milhões de euros (isentos de IVA) no aluguer e manutenção ligeira das 24 automotoras em causa. No próximo ano, o montante desce para 7,4 milhões e, no ano seguinte, cai ainda mais para 4,5 milhões.
Ver comentários
Saber mais Ministério das Finanças CP comboios aluguer diesel eletrificação Rede Ferroviária Nacional
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio