Notícia
Eurotúnel multiplica lucros por dois
O operador do túnel que passa o Canal da Mancha beneficiou com o aumento do tráfego de passageiros e carga na infra-estrutura, segundo o Financial Times.
O grupo Eurotunnel, que explora a travessia do Canal da Mancha, viu os seus lucros aumentar para 200 milhões de euros no ano passado, num período que o chairman da companhia diz ter sido o melhor de sempre.
A performance teve origem num aumento de 11% no número de veículos que usaram os serviços de "shuttle" de camiões do grupo, bem como um aumento de 2% no transporte de carros, segundo o Financial Times.
Estes resultados marcam uma crescente normalização no negócio que, desde que abriu em 1994, sofreu com estimativas demasiado optimistas de tráfego e a nível financeiro, que obrigou a uma reestruturação complexa, que foi concluída em 2007.
Entretanto, a companhia debateu-se com níveis baixos de tráfego e com perturbações por causa das tentativas de migrantes no atravessamento do túnel, em direcção ao Reino Unido. Mas o aumento da segurança melhorou esta questão.
A empresa tem boas perspectivas para 2017 e deverá mesmo rever as metas em alta até ao próximo ano.
O aumento nos transportes de carros e camiões aumentou as receitas em 10% para 603 milhões de euros, quando comparadas com 2015. Já os passageiros desceram 4% para 10 milhões, sobretudo devido aos atentados do ano passado em Bruxelas e Nice. As mercadoras reduziram-se em 27%.