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Empresa da Via Verde vai cobrar portagens a pesados nos Países Baixos

A Triangle, sociedade liderada pela Via Verde, ganhou o concurso europeu e vai implementar um novo sistema de cobrança eletrónica nas autoestradas e nalgumas estradas nacionais e municipais do país. O contrato assinado com a autoridade holandesa dos transportes tem a duração de 10 anos, podendo ser renovado por mais dois.

14 de Outubro de 2024 às 11:30
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A Triangle, liderada pela Via Verde, foi a escolhida pela RDW, a autoridade holandesa dos transportes, para implementar um novo sistema de cobrança eletrónica de portagens para pesados nas autoestradas e em algumas estradas nacionais e municipais dos Países Baixos.

Em comunicado, a empresa, que tem como parceiras a Ascendi O&M e a Yunex Traffic, adianta que a cobrança de portagens dos veículos pesados terá início em julho de 2026.

O contrato assinado entre a RDW e a Triangle tem a duração de 10 anos, podendo ser renovado duas vezes por períodos de um ano.

Como adianta, as verbas arrecadadas serão investidas em projetos de sustentabilidade e inovação para melhorar o transporte rodoviário no país.

Este é o segundo projeto que a Via Verde, neste caso através da sociedade Triangle, vai implementar nos Países Baixos, depois de ter vencido no ano passado o concurso para a cobrança temporária de portagens eletrónicas num túnel na região de Roterdão que será inaugurado no início de dezembro.

No âmbito deste novo contrato, a Triangle vai implementar e gerir o sistema de cobrança de portagens por satélite que vai funcionar com um identificador.

"Todos os camiões que circulem, a partir de julho 2026, nos Países Baixos terão de se registar numa plataforma para depois levantarem o identificador para poderem circular", explica a empresa, acrescentando que "a portagem será calculada em função dos quilómetros percorridos e da dimensão do veículo".

Eduardo Ramos, CEO da Via Verde, salienta, na mesma nota, que "os Países Baixos distinguem-se há muito tempo por estar na vanguarda das soluções de mobilidade sustentável e eficiente", frisando que  "este concurso europeu será seguramente uma referência internacional e um exemplo para outros países empenhados numa mobilidade mais sustentável e inteligente".

Já Jantina Woodstra, CEO da RDW, afirma no mesmo comunicado que, "com a adjudicação do contrato à Triangle, estamos a dar um passo importante para o lançamento previsto da taxa sobre os veículos pesados de mercadorias em 2026". "É essencial que os serviços sejam de fácil utilização e acessíveis a todos os proprietários de veículos pesados", acrescentou.

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