Notícia
Eléctrico 24 deverá ligar Cais do Sodré e Campolide no próximo ano
A Carris estima que a carreira de eléctrico 24 regresse às ruas de Lisboa durante o próximo ano, voltando a ligar o Cais do Sodré a Campolide, aponta o Plano de Actividades e Orçamento da empresa para 2018.
13 de Dezembro de 2017 às 18:40
Encontra-se previsto para 2018 o alargamento da rede de eléctricos, nomeadamente o alargamento da linha de elétrico 15 da Praça do Comércio à estação ferroviária de Santa Apolónia, e a implementação da linha 24 com ligação do Cais do Sodré a Campolide, de acordo com o Plano de Actividades e Orçamento da empresa para 2018, ao qual a agência Lusa teve acesso.
Durante o próximo ano será também "iniciado o estudo da expansão da linha 15 ao Parque das Nações, e da ligação do Eixo Central da Alta de Lisboa a Entrecampos", aponta o texto.
Actualmente, o eléctrico 15 liga a Praça da Figueira a Belém.
Este documento e as orientações estratégicas da Carris serão apreciados na quinta-feira, 14 de Dezembro, pela Câmara Municipal de Lisboa, em reunião privada do executivo de maioria socialista.
Em 2018, a rodoviária, que é gerida pelo município desde Fevereiro, prevê "reforçar o número de faixas BUS e a fiscalização em parceira com a Polícia Municipal, visando mitigar os efeitos resultantes da ocupação indevida das vias, nomeadamente por estacionamento indevido", que tem efeitos no cumprimento dos horários previstos.
Neste sentido, para o próximo ano está também estimada a "implementação de um sistema de corredores BUS de elevado desempenho na Estrada de Benfica e no Arco Ribeirinho".
Relativamente a melhorias tecnológicas, será disponibilizada, "durante o ano de 2018, uma rede 'wi-fi' gratuita", que será disponibilizada aos clientes "de forma progressiva, mas com o objectivo de cobrir toda a sua frota de autocarros e eléctricos", acrescenta o Plano de Actividades e Orçamento, que indica que o concurso para fornecimento deste sistema foi lançado "no quarto trimestre de 2017".
Para 2018 está previsto um investimento total de mais de 57 milhões de euros, sendo que a maior fatia (43,9 milhões) se destinam à renovação da frota de autocarros.
No plano, a Carris destaca também investimentos relativos "a grandes reparações de material circulante, modernização dos sistemas de bilhética e a construção de um posto de abastecimento de gás natural".
No que toca à oferta, a empresa espera um "aumento mínimo de 7,5%", valor associado à "entrada em funcionamento de novos autocarros ao longo do segundo semestre de 2018 e em 2019".
Já quanto à procura, "prevê-se um crescimento de cinco milhões de passageiros transportados (mais 4,1%) em relação a este ano".
Outro "elemento central" em 2018 será a "admissão de 220 novos tripulantes, 10 colaboradores para a área da manutenção de eléctricos e 20 quadros técnicos para as áreas corporativas".
Em matéria de política salarial, no próximo ano "terá lugar o pagamento aos trabalhadores da empresa de 14 meses de remuneração sem redução remuneratória".
O Plano de Actividades e Orçamento da Carris, que será apreciado pelos vereadores, aponta ainda que "as projecções económico-financeiras para 2018 apontam para um resultado positivo, de cerca de 16,278 milhões de euros".
Actualmente, a Carris conta com 75 carreiras de autocarro, sendo que quatro são carreiras de bairro, cinco carreiras de eléctrico, três ascensores e um elevador, sendo que "assegura ainda um serviço diário de transporte de passageiros de mobilidade reduzida e serviços ocasionais de apoio a eventos".
Durante o próximo ano será também "iniciado o estudo da expansão da linha 15 ao Parque das Nações, e da ligação do Eixo Central da Alta de Lisboa a Entrecampos", aponta o texto.
Este documento e as orientações estratégicas da Carris serão apreciados na quinta-feira, 14 de Dezembro, pela Câmara Municipal de Lisboa, em reunião privada do executivo de maioria socialista.
Em 2018, a rodoviária, que é gerida pelo município desde Fevereiro, prevê "reforçar o número de faixas BUS e a fiscalização em parceira com a Polícia Municipal, visando mitigar os efeitos resultantes da ocupação indevida das vias, nomeadamente por estacionamento indevido", que tem efeitos no cumprimento dos horários previstos.
Neste sentido, para o próximo ano está também estimada a "implementação de um sistema de corredores BUS de elevado desempenho na Estrada de Benfica e no Arco Ribeirinho".
Relativamente a melhorias tecnológicas, será disponibilizada, "durante o ano de 2018, uma rede 'wi-fi' gratuita", que será disponibilizada aos clientes "de forma progressiva, mas com o objectivo de cobrir toda a sua frota de autocarros e eléctricos", acrescenta o Plano de Actividades e Orçamento, que indica que o concurso para fornecimento deste sistema foi lançado "no quarto trimestre de 2017".
Para 2018 está previsto um investimento total de mais de 57 milhões de euros, sendo que a maior fatia (43,9 milhões) se destinam à renovação da frota de autocarros.
No plano, a Carris destaca também investimentos relativos "a grandes reparações de material circulante, modernização dos sistemas de bilhética e a construção de um posto de abastecimento de gás natural".
No que toca à oferta, a empresa espera um "aumento mínimo de 7,5%", valor associado à "entrada em funcionamento de novos autocarros ao longo do segundo semestre de 2018 e em 2019".
Já quanto à procura, "prevê-se um crescimento de cinco milhões de passageiros transportados (mais 4,1%) em relação a este ano".
Outro "elemento central" em 2018 será a "admissão de 220 novos tripulantes, 10 colaboradores para a área da manutenção de eléctricos e 20 quadros técnicos para as áreas corporativas".
Em matéria de política salarial, no próximo ano "terá lugar o pagamento aos trabalhadores da empresa de 14 meses de remuneração sem redução remuneratória".
O Plano de Actividades e Orçamento da Carris, que será apreciado pelos vereadores, aponta ainda que "as projecções económico-financeiras para 2018 apontam para um resultado positivo, de cerca de 16,278 milhões de euros".
Actualmente, a Carris conta com 75 carreiras de autocarro, sendo que quatro são carreiras de bairro, cinco carreiras de eléctrico, três ascensores e um elevador, sendo que "assegura ainda um serviço diário de transporte de passageiros de mobilidade reduzida e serviços ocasionais de apoio a eventos".