Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Chumbada a redução de portagens na A22, PSD reclama a suspensão

Dois deputados do PSD insistem que a cobrança de portagens na Via do Infante seja suspensa, tendo em conta que há troços da EN125 que, por causa das obras, vão estar encerrados.

Bruno Simão/Negócios
Negócios 10 de Maio de 2016 às 19:09
  • 1
  • ...

Depois de na passada sexta-feira o Parlamento ter chumbado o projecto de resolução que recomendava ao Governo a redução de preço das portagens, sempre que ocorram obras de requalificação nas vias alternativas, como é o caso da A22, dois deputados do PSD vieram esta terça-feira, 10 de Maio, pedir ao Governo que suspenda a cobrança durante as obras na EN125.

"Poder-se-á discutir se a EN 125 requalificada será uma alternativa válida à A22, poder-se-á discutir até se a EN 125 com obras significativas a decorrer é uma alternativa à A22 (…) mas seguramente não se poderá discutir se a EN 125 representa essa alternativa quando a mesma estiver com troços, como já foi anunciado, encerrados!", afirmam, na pergunta dirigida ao Governo, os deputados Cristóvão Norte e José Carlos Barros.

Segundo dizem, está a verificar-se um aumento significativo da intensidade e volume de obras na EN 125, "o qual acarretará, segundo as Infraestruturas de Portugal, o encerramento do troço Maritenda- Fontaínhas pelo período de dois meses, troço que dista cerca de 10 km e que é reconhecimento um dos que maior tráfego serve".


Para os social-democratas, que lamentam que os partidos que defendem a abolição de portagens naquela vias tenham votado contra o sue projecto de resolução, importa "apurar em que medida o Governo é sensível para o avolumar deste problema, o qual ameaça de forma progressivamente mais violenta a mobilidade, a segurança e a economia regional".

Questionam assim o Executivo se está disposto a suspender a aplicação de portagens na A22 enquanto decorrerem obras significativas de requalificação tal como proposto pelo PSD.

Na passada sexta-feira, foram votados no Parlamento 13 projectos de resolução e um projecto de lei sobre portagens nas antigas Scut, tendo apenas um, apresentado pelo PS, sido aprovado. O projecto de resolução de socialista recomenda ao Governo que no mais curto espaço de tempo avance com descontos nas portagens de auto-estradas do Interior e sem vias alternativas, como é o caso do Algarve.

Ver comentários
Saber mais Parlamento A22 portagens PSD
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio