Notícia
Brisa foi a concessionária que mais cresceu na Europa em 2016
A BCR registou em 2016 uma subida do tráfego de 7%, quando em média na Europa o aumento foi de 3,6%. A Moody’s prevê que em 2017 o tráfego nas auto-estradas com portagem e nos aeroportos europeus continue e crescer, ainda que menos do que no ano passado.
A Brisa Concessão Rodoviária (BCR), que gere a concessão principal do grupo liderado por Vasco de Mello, protagonizou o aumento de tráfego mais elevado dos operadores europeus de auto-estradas com portagem em 2016, atingindo os 7%, aponta a Moody’s.
Num relatório sobre a qualidade de crédito dos aeroportos e auto-estradas com portagem europeus, refere que os maiores operadores de auto-estradas com portagem apresentaram uma crescimento do tráfego médio de 3,6% no ano passado.
Atrás da BCR em termos de aumento da circulação ficou a espanhola Abertis, que registou uma subida de 5,3% no mesmo período.
Já em França, a Societé des Autoroutes Paris-Rhin-Rhone apresentou um crescimento de 3,7%, enquanto a Sanef ficou-se pelos 2,2%. Em Itália, o maior operador de auto-estradas, a Autostrade per l’Italia, registou um acréscimo de 3,1% em 2016.
A Moody’s salienta que a qualidade do crédito aos operadores europeus de auto-estradas com portagem e de aeroportos vai continuar sólida apesar de ser esperado um abrandamento do crescimento do tráfego em 2017.
"O crescimento do tráfego vai abrandar mas continuará positivo em 2017, após o salto do ano passsdo", afirma Raffaella Altamura, vice-presidente e analista sénior da Moody’s, citada num comunicado.
A perspectiva, acrescenta, é para que o volume de passageiros nos aeroportos europeus cresça entre 4% e 7%, ultrapassando o aumento de 1% a 3% esperado para as auto-estradas com portagem.