Notícia
Ardian notifica AdC da compra de activos da Ascendi
O grupo francês que no início de Agosto chegou a acordo com a Mota-Engil e o Novo Banco para adquirir participações da Ascendi notificou esta semana a Autoridade da Concorrência.
A Lusovia Investment, do Grupo Ardian, notificou esta semana a Autoridade da Concorrência da operação de compra de participações detidas pelo Grupo Ascendi, da Mota-Engil e Novo Banco, refere o regulador no seu site.
O grupo francês chegou a acordo, no início de Agosto,com a Ascendi para adquirir por 600 milhões de euros um conjunto de activos da concessionária.
A operação notificada à AdC prevê que o grupo Ardian adquiria o controlo exclusivo da Ascendi PT e da Ascendi PT II, "incluindo as entidades que no âmbito da presente operação serão controladas por esta última empresa: a Ascendi Pinhal Interior, a Ascendi Operadora PI, a Ascendi Douro Interior, a Ascendi Operadora DI, a Sago, a Via Verde Portugal e a Auvisa".
A Ascendi PT detém participações minoritárias nas concessionárias da Ascendi PT II e respectivas empresas de operação e manutenção.
A Ascendi PT II é uma sociedade detentora de participações de controlo em entidades concessionárias de infra-estruturas rodoviárias e respectivas empresas de operação e manutenção .
O grupo francês pagará um valor total de 600 milhões de euros, a que poderão ser adicionados mais 53 milhões de euros, por via de um mecanismo variável do preço.
Além de diversas autorizações, entre as quais da AdC, a concretização da operação depende ainda de algumas operações de reorganização societária.