Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tripulantes vão reunir-se para votar nova proposta da TAP

Na reunião, que vai decorrer uma semana antes do arranque da greve de sete dias, os tripulantes vão discutir nova proposta apresentada pela companhia.

12 de Janeiro de 2023 às 12:35
  • 2
  • ...

Os tripulantes da TAP vão reunir em assembleia geral de urgência para discutir e votar nova proposta da companhia. A reunião está marcada para dia 19 de janeiro, um dia depois da ida da CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, ao Parlamento e uma semana antes do início da greve de sete dias.


De acordo com o comunicado interno do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Cicil (SNPVAC), a que o Negócios teve acesso, a reunião dos tripulantes vai decorrer no hotel Marriott em Lisboa e o ponto único de da ordem de trabalhos a "apresentação, discussão e votação da proposta apresentada pela TAP".

Caso a proposta da TAP seja aprovada pelos tripulantes, poderá haver um travão à paralisação marcada entre os dias 25 e 31 de janeiro. 

Em reação ao protesto dos tripulantes, a TAP já disse que "lamenta" a decisão do SNPVAC e assegurou que está a fazer tudo para chegar a um acordo.

A separar a TAP e os tripulantes está a revisão do Acordo de Empresa, em vigor desde 2006. Com o novo contrato coletivo, a companhia aérea quer aumentar o número de horas de trabalho dos tripulantes face a 2019. Além disso, a TAP quer aplicar um modelo de remunerações assente na produtividade, tendo como base os atuais valores que sofrem um corte de 25% acima dos 1.410 euros. Condições que os tripulantes têm recusado aceitar.


O braço de ferro das negociações já levou o SNPVAC a avançar para uma greve de dois dias, a 8 e 9 de dezembro, levando, nessa altura, a companhia a cancelar 360 voos, com perdas de receita de oito milhões de euros.



Notícia atualizada

Ver comentários
Saber mais TAP Parlamento economia negócios e finanças transportes aviação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio