Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tripulantes da Ryanair em greve na próxima semana

Greve dos tripulantes de cabine da companhia irlandesa vai estar em vigor em Portugal nos dias 24,25 e 26 de junho.

STRINGER
14 de Junho de 2022 às 13:08
  • 1
  • ...

Os tripulantes de cabine da Ryanair que operam em Portugal entregaram pré-aviso de greve para os dias 24, 25 e 26 de junho.   


Em causa está o acordo de empresa assinado, no início deste mês, entre a companhia irlandesa e o Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes de Portugal (STTAMP) que prevê a calendarização para a reposição dos cortes salariais, em vigor desde o acordo de emergência por causa da pandemia Covid 19.


O pré-aviso foi entregue pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) que diz que o acordo empresa assinado pelo STTAMP contém cláusulas ilegais e não só não resolveu quaisquer problemas da tripulação, como também perpetuou uma política de abuso e intimidação da empresa em relação aos trabalhadores.


O SNPVAC – que diz ter rejeitado assinar o acordo com a Ryanair – reitera que a companhia irlandesa "tem um longo historial de ilegalidades e falhas no cumprimento da lei" e que o STTAMP é um "sindicato que não possuía nenhum tripulante de cabine filiado para assinar um acordo e forçou os seus trabalhadores a filiarem-se ao mesmo, sob pena de piorarem ainda mais as suas condições", lê-se em comunicado.


Segundo o SNPVAC, esta é "prática corrente" da Ryanair noutros países, onde têm sido assinados acordos "entre sindicatos que desconhecem por completo o que é ser tripulante de cabine e as respetivas condições de trabalho numa aeronave".


Por isso, os tripulantes da companhia em Espanha também entregaram pré-aviso de greve para os dias 16, 24, 25, 30 de junho e 1 e 2 de julho, adiantou ao Negócios o SNPVAC.


Em França houve greve ontem e no domingo, sendo que será entregue "em breve" um novo pré-aviso de greve para o "final do mês", para os mesmos dias dos protestos que vão decorrer em Portugal e em Espanha, acrescenta o SNPVAC.
Ver comentários
Saber mais Ryanair Portugal transportes aviação economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio