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TAP: Técnicos de manutenção querem entender "impactos" da disponibilização de 18 'slots'
O Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (Sitema) diz que a aprovação do plano de reestruturação da TAP é "um passo importante", mas quer "entender melhor os impactos" da disponibilização de 18 'slots' da companhia.
21 de Dezembro de 2021 às 21:06
Em comunicado, o sindicato "congratula o facto de a Comissão Europeia ter, finalmente, aprovado o plano de reestruturação da TAP", referindo que "este é um passo importante para que seja reposta alguma da tranquilidade que foi sonegada aos trabalhadores desde que a reestruturação se iniciou".
Ainda assim, o sindicato "aguarda a comunicação da administração da TAP aos seus trabalhadores para que possa entender melhor os impactos de algumas recomendações da Comissão Europeia na sua situação profissional", e diz estar "especialmente interessado em entender os impactos para os Técnicos de Manutenção de Aeronaves da disponibilização de 18 'slots' do aeroporto de Lisboa a outras companhias aéreas e, também, em perceber de que forma a alienação do negócio de manutenção no Brasil, que sempre defendeu, poderá ter algum reflexo na operação da manutenção em Portugal".
"Na perspetiva do Sitema, uma verdadeira reestruturação implica correções ao nível da cultura da empresa, correções essas que permitam a diminuição de posições hierárquicas que cavam um fosso entre trabalhadores e administração", lê-se na mesma nota.
"Apesar de existirem ainda situações merecedoras de correção este é um momento pelo qual aguardávamos. A partir daqui, se o soubermos aproveitar, temos condições para voltar a fazer da TAP um motivo de orgulho para Portugal", referiu Paulo Manso, presidente do sindicato, citado na mesma nota.
A Comissão Europeia informou hoje que aprovou o plano de reestruturação da TAP e a ajuda estatal de 2.550 milhões de euros, impondo que a companhia aérea disponibilize até 18 'slots' por dia no aeroporto de Lisboa.
"Hoje, na sequência da sua investigação aprofundada e dos comentários das partes interessadas e de Portugal a Comissão aprovou o plano de reestruturação proposto", indica o executivo comunitário em comunicado, especificando que "o plano de apoio assumirá a forma de 2,55 mil milhões de euros de capital próprio ou de medidas de quase-capital, incluindo a conversão do empréstimo de emergência de 1,2 mil milhões de euros em capital próprio".
Bruxelas explica que o aval de hoje surge após uma investigação aprofundada, iniciada a 16 de julho passado, para avaliar melhor a conformidade do plano de reestruturação proposto por Portugal para a TAP e do auxílio conexo, sendo que nesse mesmo dia a instituição "voltou a aprovar um auxílio de emergência de 1,2 mil milhões de euros a favor da companhia aérea, na sequência da anulação da decisão inicial do Tribunal Geral sobre o auxílio de emergência".
A vice-presidente executiva da Comissão Europeia com a pasta da Concorrência, Margrethe Vestager, assinala, citada pelo comunicado que "o apoio público significativo virá com salvaguardas para limitar as distorções da concorrência", já que a TAP se comprometeu a disponibilizar 'slots', faixas horárias que as companhias aéreas podem usar para descolar e aterrar, no aeroporto de Lisboa, "onde detém poder de mercado significativo".
O plano "estabelece um pacote de medidas para racionalizar as operações da TAP e reduzir os custos", nomeadamente a divisão de atividades entre, por um lado as da TAP Air Portugal e da Portugalia (que serão apoiadas e reestruturadas), e por outro a alienação de "ativos não essenciais" como filiais em atividades adjacentes de manutenção (no Brasil) e restauração e assistência em terra (que é prestada pela Groundforce)".
Além disso, a TAP ficará "proibida de quaisquer aquisições e reduzirão a sua frota até ao final do plano de reestruturação, racionalizando a sua rede e ajustando-se às últimas previsões que estimam que a procura não irá aumentar antes de 2023 devido à pandemia", ressalva a instituição.
O Governo entregou à Comissão Europeia, há um ano, o plano de reestruturação da TAP, tendo entretanto implementado medidas como a redução de trabalhadores.