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TAP propôs pagar à Azul valor abaixo da dívida e contestou garantias

Companhia aérea portuguesa propôs pagar à Azul cerca de 50 milhões de euros, um valor abaixo dos 90 milhões pedidos pela empresa brasileira de David Neeleman. Além disso, a TAP já tinha também contestado as garantias associadas ao empréstimo obrigacionista feito em 2016.

O calendário do Governo para a privatização da TAP aponta, de forma indicativa, para o primeiro trimestre do próximo ano.
Miguel Baltazar
02 de Outubro de 2024 às 10:00
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A companhia aérea TAP propôs pagar à Azul cerca de 50 milhões de euros, um valor abaixo dos 90 milhões pedidos pela empresa brasileira de David Neeleman e que a levou a ameaçar romper o acordo comercial no Brasil e alertar os interessados na privatização, avança esta quarta-feira o Eco

Em causa está uma carta enviada pela Azul à TAP no mês passado a solicitar um "aperfeiçoamento" das garantias prestadas no âmbito da subscrição de obrigações ou um pagamento antecipado da dívida, acrescido de juros. A carta terá sido enviada pelo CEO da TAP, Luís Rodrigues, ao Governo, que sugeriu o pagamento de um montante muito inferior aos 90 milhões da dívida original.

Antes disso, a TAP já tinha também contestado as garantias associadas ao empréstimo obrigacionista feito em 2016. No início de julho, a TAP terá comunicado à Azul que as garantias apresentadas são inválidas, o que foi rejeitado pela empresa brasileira.

A tensão entre a TAP e a Azul escalou esta segunda-feira na sequência de uma entrevista do CEO da Azul, John Rodgerson, à CNN Portugal. John Rodgerson ameaçou romper o acordo comercial com a TAP no Brasil, que ajuda a angariar clientes no mercado brasileiro para a TAP e vice-versa.

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