Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Smisek deixa United Continental devido a investigação de fraude

A United Continental anunciou na terça-feira à noite que Oscar Munoz será o novo CEO da companhia aérea norte-americana, em substituição de Jeff Smisek.

09 de Setembro de 2015 às 02:20
  • 1
  • ...

Jeff Smisek, que era o "chairman", presidente e CEO United Airlines, irá ser substituído na presidência executiva da transportadora aérea por Oscar Munoz, anunciou a companhia, citada pela CNBC.


A saída de Smisek está relacionada com uma investigação federal à Autoridade Portuária de Nova Iorque e Nova Jérsia e o executivo irá receber 4,9 milhões de dólares pela sua partida.


A companhia aérea terá, alegadamente, oferecido viagens especiais ao ex-chairman da referida Autoridade Portuária, David Samson, em troca de favores.


Smisek terá pedido vários milhões de dólares de financiamento para alguns projectos que beneficiavam a United, refere a Bloomberg citando várias fontes. Em troca, a United terá criado um voo especial entre Newark (na Nova Jérsia) e um aeroporto próximo da casa de Samson, na Carolina do Sul. Essa rota teve início durante o mandato de Samson como "chairman" da Autoridade Portuária e foi suspensa em 1 de Abril deste ano, três dias após a demissão de Samson, diz um relatório da NorthJersey.com citado pela CNBC.


A United e as companhias aéreas regionais parceiras da United Express operam uma média de 5.000 voos por dia para mais de 360 aeroportos em seis continentes.


Antes de ocupar este cargo, Smisek era "chairman", presidente e CEO da Continental Airlines, Inc., que se fundiu com a United Airlines em 2010. Jeff Smisek integrou a Continental em 1995.


Numa carta enviada por Munoz aos trabalhadores esta terça-feira, 8 de Setembro, e à qual a CNBC teve acesso, o novo CEO diz que pretende reunir-se com todo o ‘staff’ da companhia para descortinar formas de pôr a United a funcionar melhor e a oferecer um melhor serviço ao cliente.

A United refere, em comunicado no seu website, que Munoz será presidente e CEO da empresa e que continuará a ter assento no conselho de administração.

As acções da United seguem a cair perto de 3% na negociação fora de horas em Wall Street.

Ver comentários
Saber mais Smisek United Continental Munoz Autoridade Portuária de Nova Iorque e Nova Jérsia David Samson transportes aviação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio