Notícia
Rui Moreira vs TAP. Quem ganha a guerra?
As acusações subiram de tom na última semana. O Porto acusa a TAP de desinvestir na cidade e negligenciar o serviço público que lhe compete. Aqui vão sete frentes desta guerra.
"Esta é uma guerra séria." Rui Moreira avisou e está a travar o conflito com a companhia aérea TAP em várias frentes. O presidente da Câmara do Porto diz que as decisões da TAP são "um insulto à cidade do Porto", com o objectivo de reforçar a operação em Lisboa.
"No Norte temos sido uns carneiros e temo-nos deixado iludir com promessas sucessivas", comparou. Agora o "rebanho" vai ser convocado de outra maneira: "há-de chegar o tempo em que apelaremos à população da região para não voar na TAP".
Na rede social Facebook, Rui Moreira tornou-se mais incisivo (e frequente) nas críticas. E já contou com Rui Rio e com a Associação Comercial do Porto para aumentar o volume do protesto. O Negócios compilou as sete frentes de batalha.
A TAP tinha suprimido o voo da noite para Lisboa, denunciamos a situação. De tarde afirmou que ainda estava a fazer os...
Publicado por Rui Moreira em Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2016
1. A ELIMINAÇÃO DOS VOOS DE LONGO CURSO
Quarta-feira, 2 de Dezembro. A primeira acusação. Em entrevista à Renascença, o autarca dá conta que a TAP admite acabar com os voos de longo curso a partir do Porto. E deixa a ameaça: "se a TAP quer deixar o Porto, o Porto pode deixar a TAP". Dois dias depois, Fernando Pinto apressa-se a descartar esse cenário, admitindo contudo que seria necessário rever a estratégia para aquele destino.
2. O PROBLEMA DO "HUB" NO PORTO
Em cada acusação, uma palavra inglesa: "hub" ou plataforma giratória. "O aeroporto do Porto é um ‘hub’ da Ryanair", posicionou no início de Fevereiro para demonstrar o desinvestimento da TAP no aeroporto Francisco Sá Carneiro. Em resposta, o Governo esclareceu que este aeroporto é "estrategicamente, uma base operacional relevante, mas não é um ‘hub’".
3. AS QUATRO ROTAS ELIMINADAS
A TAP anunciou que iria suprimir rotas entre o Porto e outras quatro cidades europeias: Bruxelas, Milão, Roma e Barcelona. Agora que o Estado voltou a ter metade da empresa, Rui Moreira exigiu que o Governo de António Costa tomasse medidas para que esta decisão voltasse atrás, até porque esses voos apresentavam uma ocupação a rondar os 90%. Apesar de garantir ter um peso forte na definição da estratégia da TAP, o Executivo já fez saber que não vai interferir nesta questão: "Essa é uma decisão da comissão executiva". A TAP diz que as rotas não são rentáveis e assegura que estes serão os únicos quatro cancelamentos na cidade.
4. O VOO NOCTURNO LISBOA-PORTO
"Suprimir discretamente". Foi esta a expressão que o autarca utilizou para dar conta de uma intenção da TAP em eliminar o voo das 22:30 entre Lisboa e Porto. Segundo a Câmara do Porto, o último voo passaria a ser realizado às 20 horas, com menor capacidade, "obrigando a dormir" em Lisboa milhares de turistas com destino ao Porto. A TAP descartou logo o cenário e acabou por responder com os horários da ponte aérea que arranca em Março, onde aparece a opção das 22:25 e ainda outra às 21 horas.
5. O VOO NOCTURNO PARA GATWICK
Rui Moreira acusou também a TAP de eliminar o voo nocturno entre Gatwick, em Londres, e o Porto. A companhia nunca confirmou esse cenário.
6. O REFORÇO DAS OUTRAS COMPANHIAS
Para mostrar que o Sá Carneiro é um aeroporto estratégico, Rui Moreira tem contado com uns aliados inesperados: companhias aéreas de todo o mundo. Turkish Airlines, Air Andorra, Transavia, British Airways e Lufthansa anunciaram a criação de novas rotas naquele sentido a partir de Março. Alemanha e Inglaterra são os países que mais beneficiam com estas mudanças.
7. A TROCA DE ACUSAÇÕES COM VIGO
A guerra de Rui Moreira não se dirige só a Lisboa. Há uma escala em Vigo, para onde a TAP criará uma nova ligação para a capital portuguesa. O presidente daquela cidade espanhola quer que a União Europeia investigue as declarações de Rui Moreira, que tinha contestado a intenção da transportadora em abrir aquela ligação. "Até pode chamar a PIDE. O presidente da Câmara do Porto não recebe lições de Vigo", reagiu Rui Moreira.
Welcome British Airways. Welcome to Porto. #BritishAirways #Porto #AeroportodoPorto #portoponto #London #Gatwick#TimeOut #TimeOutLondon
Publicado por Rui Moreira em Terça-feira, 9 de Fevereiro de 2016
O que mudou na TAP? No passado fim-de-semana, o Governo de António Costa e o consórcio Atlantic Gateway – de Humberto Pedrosa e David Neeleman – acordaram uma nova estrutura accionista para a TAP.
O Estado passaria a ter metade da empresa, com os privados a assegurar a gestão operacional da mesma.
Pedrosa e Neeleman passam a ficar com 45% da transportadora – face aos 61% acordados em Junho de 2015 – recebendo 1,9 milhões de euros por esta redução.