Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Plano de reestruturação da SATA prevê poupanças de 68 milhões até 2025

O plano de reestruturação da transportadora açoriana SATA prevê, até 2025, poupanças totais de 68 milhões de euros, avançou esta quinta-feira o presidente da empresa, Luís Rodrigues.

50º SATA
11 de Fevereiro de 2021 às 20:56
  • ...


Numa exposição a jornalistas tida em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, o responsável adiantou os "quatro pilares" que levarão às referidas poupanças: a reestruturação da frota, a eficiência operacional, a negociação com fornecedores e a agilização do trabalho.

Neste último campo, Luís Rodrigues incorporou campos como a redução salarial, que será, no seguimento de negociações com sindicatos, de 10%, ou a "rescisão negociada de trabalhadores".

As duas transportadoras da SATA fecharam o terceiro trimestre de 2020 com prejuízos de 61 milhões de euros, valor superior aos 38,6 milhões negativos do período homólogo de 2019.

A operação da SATA em 2020, à imagem da globalidade das transportadores aéreas, foi fortemente condicionada pela pandemia de covid-19, tendo a empresa parado a operação durante a maior parte do segundo trimestre do ano.

Todavia, os prejuízos globais do grupo açoriano haviam já sido de 53 milhões de euros em 2019, valor em linha com a perda registada em 2018.

A SATA pediu recentemente um auxílio estatal de 133 milhões de euros, operação aprovada por Bruxelas, e que segue em paralelo com o plano de reestruturação.

No entanto, a Comissão Europeia abriu um procedimento para Portugal provar que os três aumentos de capital recentes na transportadora açoriana não foram ajudas do Estado.



Ver comentários
Saber mais SATA Ponta Delgada poupanças reestruturação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio