Notícia
Passageiros portugueses fizeram 8.000 reclamações em 2016
Atrasos e problemas com bagagem são os principais motivos que levaram os passageiros portugueses a queixarem-se. A ANAC diz que a demora das companhias aéreas impede uma resposta mais eficaz.
A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) registou 8.032 reclamações de passageiros. O número representa uma subida de 9,2% face ao ano anterior, quando se assinalaram 7.355 queixas.
Nove em cada 10 reclamações foram feitas através de Livro de Reclamações, mostra o Relatório de Actividades, Gestão e Contas do regulador relativo a 2016.
De forma isolada, o atraso dos voos é o motivo mais frequente, com 2.374 queixas ou 30% do total. Seguem-se problemas com a bagagem e cancelamentos com, respectivamente, 1.359 e 1.214 reclamações.
O documento do regulador dá destaque ainda às queixas relacionadas com passageiros de mobilidade reduzida, dando conta que são apenas 0,6%.
Ao longo de 2016, a ANAC conclui 6.409 processos de reclamações. Desse total, 4.972 eram relativos a queixas desse ano. Os restantes deverão ser fechados já em 2017.
"A dependência de respostas por parte das transportadoras aéreas, muitas vezes demoradas, afecta necessariamente a capacidade de resposta com vista à conclusão de todos os processos pendentes", lamenta.
Também esta quinta-feira, 11 de Maio, a ANAC informou que vai abrir um processo de averiguações sobre os problemas no abastecimento de aviões no aeroporto de Lisboa, que levaram ao cancelamento de vários voos.