Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Parlamento vai ouvir Fernando Medina sobre aeroporto do Montijo

Os deputados aprovaram por unanimidade as audições dos presidentes das câmaras de Lisboa e Montijo, da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e da Associação de Municípios da Região de Setúbal.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, lamentou 'com profunda tristeza' a morte do antigo Presidente da República Mário Soares, 'o pai da Democracia' em Portugal, cujo legado deve ser protegido. Em declarações à Lusa, Fernando Medina referiu ter recebido 'com profunda tristeza' a notícia da morte de 'uma das figuras maiores da História e das últimas décadas da vida' de Portugal. Para o autarca socialista, o que os portugueses devem a Mário Soares 'não é fácil de enumerar'. 'Mário Soares lutou pela Democracia, pela Liberdade, esteve preso, esteve exilado, bateu-se para que Portugal fosse um estado democrático e que aderisse às comunidades económicas europeias', destacou.
Fernando Medina salientou que Soares 'não esteve sozinho, teve ao seu lado dezenas, centenas, milhares de resistentes antifascistas, de portugueses, de patriotas, que defenderam e construíram a Democracia ao seu lado depois do 25 de Abril', mas, 'é figura cimeira, a figura de referência, o pai da Democracia' em Portugal.
O presidente da Câmara de Lisboa considera que 'nenhuma homenagem será suficiente para honrar aquilo que Mário Soares deixa'. No entanto, 'há algo que as novas gerações, que tiveram a felicidade de nascer, de crescer, de viver sempre na Democracia, por quem ele tanto se bateu', podem fazer: 'prosseguir a luta pelo seu legado, o legado da Liberdade, da Democracia, da Justiça, do Desenvolvimento, da Tolerância'.
'São esses valores muito importantes, muito marcantes, muito fortes que são o seu fundamental legado e que nos caberá agora a todos saber proteger', disse.
Negócios 16 de Março de 2017 às 18:40
  • ...

Os deputados da comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas aprovaram por unanimidade a audição do presidente da Câmara de Lisboa, do presidente da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e do presidente da Câmara Municipal do Montijo sobre os investimentos em infra-estruturas aeroportuárias.

Além das audições de Fernando Medina, Vítor Costa e Nuno Canta, requeridas pelo PSD, os deputados aprovaram em conjunto o requerimento do PCP para ouvir a Associação de Municípios da Região de Setúbal.

O presidente da Câmara de Lisboa já defendeu publicamente que o Montijo é "a melhor decisão" para a expansão do aeroporto da capital portuguesa.


"Dentro das várias possibilidades que havia, esta é uma boa decisão, esta é a melhor decisão. Porque é aquela decisão que protege os contribuintes, porque não vai ser realizado investimento público. Mas é aquela também que tem o valor de investimento mais baixo, não vai onerar as taxas aeroportuárias tanto e não vai pôr em causa a competitividade do destino Lisboa", afirmou Fernando Medina em Fevereiro, à margem da cerimónia de assinatura do memorando entre o Governo e a ANA Aeroportos.


Pelo contrário, a Associação de Municípios da Região de Setúbal já anunciou que está contra a solução do aeroporto complementar no Montijo, por considerar que "a solução de que o país precisa é um novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete".

Ver comentários
Saber mais aviação aeroporto do Montijo Parlamento Câmara de Lisboa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio