Notícia
Luís Patrão vai ser administrador da ANA
Luís Patrão vai ser administrador não executivo da empresa que gere os aeroportos nacionais. A sua escolha foi feita por Carlos Lacerda, actual presidente da comissão executiva da ANA.
Luís Patrão vai ser administrador não executivo da Ana – Aeroportos de Portugal, soube o Negócios.
A escolha de Luís Patrão, presidente do Turismo de Portugal entre 2006 e 2011, foi feita por Carlos Lacerda, presidente da comissão executiva da empresa que gere os aeroportos nacionais.
O líder da ANA optou por convidar Luís Patrão para assumir funções de administrador não executivo da ANA devido ao peso que o turismo tem na actividade da empresa, detida pela Vinci desde Dezembro de 2012, ano em que os franceses ganharam a operação de privatização.
Luís Patrão é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, tendo também sido membro da administração da Enatur – Pousadas de Portugal e membro do conselho geral e de supervisão da TAP entre 2006 e 2015.
Entre 2005 e 2006 foi chefe de gabinete do então primeiro-ministro, José Sócrates. Foi também secretário de Estado da Administração Interna entre 1999 e 2000. Com a entrada de Luís Patrão, o conselho de administração da ANA passa a ser composto por 12 elementos.
Refira-se que Carlos Lacerda assumiu as funções de presidente da comissão executiva da ANA em Abril. Antes disso, o agora líder da entidade que gere os aeroportos nacionais foi managing director da SAP Portugal, membro da equipa de liderança desta empresa para a região EMEA (Europa, Médio Oriente e África e líder sénior da Microsoft para a região da Ásia.