Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grupo SATA agrava prejuízos para 25,6 milhões de euros

As companhias aéreas do Grupo SATA - Azores Airlines e SATA Air Açores- fecharam o primeiro trimestre com receitas de 68,9 milhões de euros, um aumento de 24% face ao mesmo período de 2023. Porém, o aumento dos custos foi superior tendo penalizado as contas.

Miguel Baltazar/Negócios
Sara Ribeiro sararibeiro@negocios.pt 30 de Abril de 2024 às 13:03

O Grupo SATA - que detém a Azores Airlines e SATA Air Açores - agravou os prejuízos em 2,9 milhões de euros para 25,6 milhões no primeiro trimestre de 2024.  


O resultado reflete os custos do aluguer de aeronaves (ACMI) devido a condições meteorológicas adversas e a constrangimentos com a manutenção e avarias de aeronaves, mas também de "um acréscimo das imparidades relacionadas com as reservas dos lessors das aeronaves e de juros do empréstimo intragrupo".

 

Em comunicado enviado esta terça-feira, data que marca a saída da atual CEO, Teresa Gonçalves, não sendo ainda conhecido o plano de substituição,  a empresa revela que no mesmo período transportou 447 mil passageiros transportados, um crescimento de 21%. O que explica o crescimento em 24% das receitas para 68,9 milhões no primeiro trimestre do ano que, por norma, costuma ser a pior época para as companhias aéreas. Mas este ano incluiu a Páscoa que no calendário de 2023 foi celebrada em abril.


No que respeita aos custos, estes apresentaram, igualmente, um crescimento face ao ano anterior, "com impacto significativo nos custos com irregularidades e ACMIs (aluguer de aeronaves) devido a condições meteorológicas adversas e a constrangimentos relacionados com manutenção e avarias de aeronaves", detalha o Grupo que no seguimento das ajudas de Bruxelas está num processo de privatização.


A Azores Airlines, que faz as ligações internacionais ao continente, transportou 286 mil passageiros, mais 29% face ao período homólogo,  e alcançou uma receita total de 47,1 milhões de euros, um acréscimo de 31,5% face ao período homólogo. 


"O resultado operacional antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) evoluiu positivamente face a 2023 e a 2022, apesar de negativo em 8,5 milhões de euros, contribuindo para este resultado o incremento significativo dos custos com irregularidades (motivadas, em grande parte, por condições meteorológicas adversas, mas também pelos Acordos de Empresa extremamente restritivos) e ACMI", detalha.


Já a SATA Air Açores, responsável pelas ligações no arquipélago, atingiu no primeiro trimestre de 2024 um total de 162 mil passageiros transportados (+8,9% face ao período homólogo), e um aumento de 10,5% das receitas para 21,7 milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais Azores Airlines SATA Air Açores aviação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio