Notícia
Governo reitera que aeroporto pode estar pronto em 2034
O ministro das Infraestruturas acredita que o novo aeroporto de Lisboa poderá estar construído em 2034, dois a três anos antes do prazo apontado pela ANA.
O ministro das Infraestruturas mantém o otimismo e reitera que o novo aeroporto de Lisboa em Alcochete poderá estar concluído em 2034, dois a três anos antes do prazo apontando pela ANA, a concessionária da infraestrutura.
"Continuamos a acreditar que é possível 2034. Esse foi o compromisso", indicou o ministro Miguel Pinto Luz em entrevista à TSF e ao Jornal de Notícias. "Em maio, quando sinalizámos 2034, é essa a nossa convicção", acrescentou.
No relatório inicial sobre o novo aeroporto divulgado há duas semanas, a ANA apontou para 2036 ou meados de 2037 a conclusão das obras em Alcochete para a receber aviões e passageiros. Há um diferencial de três anos entre o que o Executivo pede e o que a concessionária diz ser possível.
Este atraso é justificado com os prazos de desenvolvimento do projeto, os procedimentos de autorização, nomeadamente os associados às "licenças ambientais", assim como à complexidade das obras, que exigem "um longo tempo de preparação, movimentações de terras significativas, as questões associadas a fornecimentos de materiais e múltiplas interfaces entre os diferentes tipos de obra a realizar", explica o relatório inicial da ANA.
"A Vinci vem dizer que é preciso mais dois anos. Nós acreditamos que é possível encurtar, ainda que haja um faseamento de obra, mas com as duas pistas a funcionar", afirma. "Acreditamos que se o país for rigoroso, como nós agora estamos a ser, com decisões claras, rápidas, céleres, sem perder tempo, nós conseguimos ir ao aeroporto num prazo anterior àquilo que é previsto pela a Vinci", frisou.