Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Os mercados estarão hoje a reagir à decisão ao mais recente episódio de tarifas, entre os Estados Unidos e a Colômbia. Mais do que as tarifas à Colômbia, a pesar nos investidores estará a política de Trump de usar as tarifas contra os países que não façam o que pretende.

27 de Janeiro de 2025 às 07:30
  • ...
Reação a novas tarifas de Trump

O Presidente dos EUA ameaçou impor tarifas de 25% aos produtos colombianos importados pelos Estados Unidos em resposta à recusa de Bogotá para que dois aviões com imigrantes ilegais deportados aterrassem na Colômbia. Donald Trump reagiu com tarifas, que, disse, subirão para 50% dentro de uma semana. Bogotá acabou por ceder à pressão e decidiu aceitar os imigrantes. Esta utilização das tarifas como arma contra os países que não se submetam à sua vontade estará sob análise dos investidores.

Lagarde deixará pistas?

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, terá uma intervenção pré-gravada num evento na Hungria. A poucos dias da reunião de política monetária da autoridade monetária, os mercados tentarão descortinar pistas sobre a evolução futura da linha a seguir pelo BCE. Na última reunião, em dezembro, o BCE baixou a taxa de juro de referência para 3%.

AT&T e Ryanair apresentam resultados

A época de divulgação de resultados prossegue com várias empresas cotadas a mostrarem as suas contas. Hoje o destaque vai para a AT&T, operadora de telecomunicações dos EUA, que publica os números do seu quarto trimestre fiscal, e para a companhia aérea "low-cost" Ryanair, que apresenta as contas do terceiro trimestre do ano fiscal. Na primeira metade do exercício, a companhia irlandesa viu os lucros encolherem 18%.

O turismo dos portugueses no verão

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga a procura turística dos residentes no terceiro trimestre do ano passado. Os números, que abrangem os meses de verão, poderão dar uma indicação da saúde do turismo feito pelos portugueses, depois de no segundo trimestre se ter verificado uma quebra de 13,4% face a igual período de 2023.

O clima empresarial alemão e a confiança dos espanhóis

O instituto alemão Ifo divulga o índice do clima empresarial na Alemanha em janeiro, estimando-se que tenha descido de 84,7 para 84,5 pontos. Já de Espanha virão os dados da confiança do consumidor em dezembro.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio