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David Neeleman vai entregar proposta à TAP

O fundador e presidente da companhia brasileira Azul vai entregar esta sexta-feira uma proposta para a compra de até 61% da TAP, sabe o Negócios.

15 de Maio de 2015 às 12:58
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David Neeleman, que reuniu esta quinta-feira com o Governo, já tomou a decisão, desconhecendo-se ainda quais os parceiros que integram o agrupamento liderado pelo empresário.

 

O prazo para a entrega de propostas à compra da TAP termina às 17 horas desta sexta-feira. A expectativa do Governo é que o processo tenha um ambiente competitivo, ou seja, que haja mais do que um concorrente, ao contrário do de que aconteceu em 2012, quando Germán Efromovich foi o único a apresentar uma proposta.  Além do dono da Avianca e do presidente da Azul, também Miguel Pais do Amaral tem estado a estudar o dossier. Todos têm remetido para esta sexta-feira uma decisão.


Pelo caminho ficaram já grupos como a Air Europa, do grupo Globalia, e a Latam Airlines, que assumiram publicamente a sua falta de interesse na TAP. Ainda em Abril, o presidente da Globalia, Juan José Hidalgo,  disse que o grupo "desistiu" da ideia de adquirir a TAP, devido à elevada dívida da transportadora portuguesa e à impossibilidade de geri-la com "critérios privados".


Também o presidente da Latam Airlines, o maior grupo de transporte aéreo da América Latina, Mauricio Amaro, assumiu na mesma altura que perante as condições de mercado e a situação "desesperada" na tesouraria da TAP não participaria na privatização. A brasileira Gol terá igualmente perdido o interesse na aquisição. 

 

O Governo decidiu que o processo de reprivatização da TAP seria efectuado através de uma venda directa de referência de até 61% das acções e uma oferta aos trabalhadores até 5%. As acções a alienar no processo de privatização ficam sujeitas a um período de indisponibilidade de cinco anos.

 

O primeiro critério da selecção do comprador da companhia aérea é a contribuição para o reforço da capacidade económico-financeira da TAP e da sua estrutura de capital. Serão ainda considerados o valor apresentado para a aquisição e a garantia de execução de um projecto estratégico.

 

Os próximos donos da TAP?

Ao contrário do que aconteceu em 2012, o Governo espera um ambiente competitivo, com a entrega de mais do que uma proposta.

 

David Neeleman - Presidente da Azul
Fernando Pinto, Sérgio Monteiro e Pires de Lima convenceram o fundador e presidente da Azul a analisar o processo de privatização da TAP. Filho de americanos, nascido em São Paulo em 1959, criou até agora quatro companhias aéreas, a Morris Air e a JetBlue, nos Estados Unidos, a WestJet no Canadá e a Azul no Brasil. É considerado um empreendedor no negócio da aviação, sendo-lhe atribuídas inovações desta industria como o e-ticket e a TV ao vivo durante os voos. Orgulha-se de nunca ter feito despedimentos em massa, de todas as companhias que fundou serem lucrativas e de ter sempre distribuído lucros pelos colaboradores.

 

Germán Efromovich - Dono do grupo Synergy
Quase ficou com a TAP no processo de privatização aberto em 2012, mas por falta de garantias viu, então, a sua proposta chumbada. O dono da Avianca é colombiano, nasceu na Bolívia e tem  nacionalidade brasileira e polaca.

 

Miguel Pais do Amaral - Empresário
O português assumiu estar a estudar o dossier da privatização da TAP, para o qual desenvolveu contactos com  norte-americano Frank Lorenzo, antigo accionista da Continental Airlines. Esta sexta-feira decidirá se concorre.

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