Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Comissão propõe nove opções para o novo aeroporto de Lisboa

Além das cinco opções estratégicas apontadas no passado pelo Executivo, foram adicionadas mais quatro. Pegões, Humberto Delgado + Alcochete e Rio Frio + Poceirão passam a estar no mapa para a futura localização do novo aeroporto.

Pedro Catarino
  • 7
  • ...

A Comissão Técnica Independente (CTI) selecionou nove opções estratégicas para passar à próxima fase de análise para a localização do novo aeroporto. O anúncio da lista final foi anunciado esta quinta-feira à tarde pela coordenadora-geral da CTI, Rosario Partidário.

A lista das opções que passam às fases seguintes incluem as cinco iniciais que constam da resolução de conselho de ministros: Humberto Delgado + Montijo; Montijo+Humberto Delgado; Campo de Tiro de Alcochete; Humberto Delgado+Santarém e Santarém.

E adiciona mais quatro: Pegões; Humberto Delgado+Pegões e Rio Frio+Poceirão e Humberto Delgado+ Alcochete. A última opção foi introduzida pela CTI, as outras três foram adicionadas no âmbito da consulta pública. 

Ou seja, passaram à fase de estudo detalhado sete localizações que combinam nove opções estratégicas que incluem modelos duais e únicos.

De fora ficaram opções que tinham sido faladas como Beja, Alverca, Monte Real e Ota, por exemplo, por não cumprirem os critérios estipulados pela CTI.

Como foram selecionadas?

Foram dez os critérios de viabilidade técnico-científica que a comissão técnica independente teve em conta para a lista, cujo relatório final terá de ser finalizado e enviado ao Governo até ao final do ano.


Desde logo, a proximidade, ou seja a distância a Lisboa, tendo em conta que a média europeia se fixa em 22 quilómetros.

Por outro lado, a infraestrutura rodoviária e ferroviária existente ou planeada para cada local, explicou Rosário Partidário.


A CTI teve ainda em conta a área de expansão aeroportuária, considerando um mínimo de 1.000 hectares e a capacidade de movimentos por hora.

Em análise estiveram ainda os conflitos com o espaço aéreo militar e os riscos naturais, como  inundáveis ou sísmicos.

A população afetada pelo ruído foi outro ponto de análise, assim como as áreas naturais e corredores migratórios (avifauna).

Foi ainda avaliada a importância estratégica para a Força Aérea e a existência de Estudo de Impacte Ambiental e Declaração de Impacte Ambiental.


São assim nove as opções de localização selecionadas na primeira fase da avaliação ambiental estratégica sobre o aumento da capacidade aeroportuária para a região de Lisboa.

No total, a comissão aceitou neste processo de análise 17 possíveis localizações para o novo aeroporto, entre as cinco que o Governo selecionou inicialmente por despacho, as que a CTI entendeu acrescentar e as oito que resultaram do processo de consulta pública.

As cinco opções apontadas ainda no ano passado pelo Executivo eram: uma solução dual, em que o aeroporto Humberto Delgado terá o estatuto de aeroporto principal e o aeroporto do Montijo o de complementar; uma solução dual alternativa, em que o do Montijo adquirirá, progressivamente, o estatuto de aeroporto principal e o Humberto Delgado o de complementar; a construção de um novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete (CTA); uma outra solução dual, em que o aeroporto Humberto Delgado terá o estatuto de aeroporto principal e um aeroporto localizado em Santarém o de complementar; e a construção de um novo aeroporto internacional em Santarém.

A estas a CTI adicionou já este ano outras quatro: Beja, Monte Real e as soluções combinadas Portela+Alverca e Alcochete+Portela.

Já este mês de abril, em resultado da consulta pública, entraram na corrida as localizações de Apostiça, Rio Frio, Poceirão, Évora, Ota, Sintra, Tancos e Pegões.

A CTI vai nos próximos meses avaliar as opções finalistas em termos das dimensões aeroportuária, operacional, de acessibilidades, financeira, económica, social, jurídica, ambiental, assim como o seu prazo de execução, de forma a que até 31 de dezembro entregue o relatório final ao Ministério das Infraestruturas.

Ver comentários
Saber mais Aeroporto Lisboa Comissão Técnica Independente Pegões Humberto Delgado Alcochete Rio Frio Poceirão Montijo Santarém
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio