Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Airbus afunda 10% com suspeitas de corrupção

A fabricante de aviões europeia enfrenta multas que podem ascender a vários milhares de milhões de dólares.

Dmitry A. Mottl
20 de Dezembro de 2018 às 12:33
  • ...

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está a investigar suspeitas de corrupção na Airbus, sendo que a fabricante aeronáutica europeia já estava também a ser investigada em França e no Reino Unido.

 

A notícia foi avançada pelo Le Monde e está a provocar uma forte queda nas acções da Airbus. Chegaram a desvalorizar 9,6%, o que de acordo com a Bloomberg corresponde à descida diária mais forte dos últimos dois anos e meio. Seguem agora a descer 5,48% para 82,42 euros.

 

O jornal francês conta que a Airbus terá sido informada desta investigação por parte das autoridades norte-americanas no final do Verão e que em causa poderá estar uma multa de vários milhares de milhões de dólares.

 

A Airbus já reagiu à notícia, informando que "está a cooperar com as autoridades dos Estados Unidos", que estão em coordenação próxima com as investigações que estão a ser efectuadas no Reino Unido e em França.

 

Em Fevereiro a Airbus já tinha anunciado que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos tinha solicitado informações sobre as investigações sobre suspeitas de corrupção na Europa, para avaliar se também estavam na sua jurisdição.

 

As autoridades europeias estão a investigar se a Airbus recorreu a intermediários para ganhar contratos de venda de aviões de passageiros, sendo que em 2002 aceitou pagar 81 milhões de euros para fechar uma investigação que estava a ser conduzida na Alemanha.   

Ver comentários
Saber mais Departamento de Justiça dos Estados Unidos Airbus Le Monde Bloomberg
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio