Notícia
Air France-KLM "confortável" com posição minoritária na TAP
A companhia aérea franco-neerlandesa diz estar "aberta às várias opções" no que toca à privatização da TAP.
A Air France-KLM diz estar "confortável" com a possibilidade de adquirir apenas uma fatia minoritária da TAP. É o que avança esta manhã a Reuters, citando uma fonte próxima do assunto.
"Tendo em conta que vários cenários estão a ser explorados para a aprovação da privatização da TAP no parlamento numa fase posterior, a Air France-KLM mantém-se aberta às várias opções e está também confortável com uma venda de uma posição minoritária", indicou a mesma fonte à agência.
A Air France-KLM deverá reunir-se em breve com o Governo de Luís Montenegro para reforçar o interesse em entrar na corrida pela TAP e já fechou a equipa jurídica para assessorar o processo. Esta reunião soma-se às que já teve com as outras duas interessadas na companhia aérea, a IAG e a Lufthansa.
O Executivo já pediu também novas avaliações do valor da companhia aérea e espera concluir o processo ainda em 2025.
Depois de fechar a ronda de reuniões, o Governo vai desenhar a proposta de alienação da TAP, isto é, decidir a percentagem que pretende vender. No início do mês, primeiro-ministro disse ser favorável a uma privatização da totalidade do capital da TAP. Mas, para isso, diz ser preciso que sejam garantidas as rotas estratégicas e o "hub" em Lisboa.