Notícia
Apagão: Aeroportos portugueses com dificuldades com bagagens e check-in
São problemas que estão a afetar o setor da aviação em vários pontos do mundo. Em Portugal, a ANA diz que os aeroportos não são afetados diretamente, mas alerta para o impacto nalgumas companhias, oque pode perturbar os check-ins e prejudicar ligações. É o caso da TAP.
Numa primeira resposta ao Negócios, fonte oficial da ANA disse que as falhas no sistema não parecem afetar os aeroportos geridos pela ANA em Portugal que, aparentemente, não usam o mesmo sistema, mas admitiu que pode afetar algumas ligações, pelos problemas que estão a causar noutras companhias aéreas. A ANA continua a avaliar os impactos.
"Os sistemas de TI da easyJet não foram diretamente afectados pelos problemas dos sistemas da Microsoft esta manhã, mas temos conhecimento de que os sistemas de alguns aeroportos foram afectados em toda a Europa", disse ao Negócios fonte oficial da EasyJet Portugal que sublinha que nos aeroportos portugueses a operação não está a ser impactada. No entanto, admite que "este facto provocou algumas perturbações nos voos desta manhã" em alguns aeroportos e espera "que os voos de hoje sofram ainda mais impactos". Nesse sentido, alerta os clientes que devem contar com filas de espera mais longas do que o habitual nos aeroportos e aconselha os clientes que viajam a partir de aeroportos espanhóis a chegarem três horas antes do seu voo.
A ANA acrescenta, entretanto, citada pela Bloomberg, que já se verificam dificuldades no sistema de "handling" de bagagens e constrangimentos nos check-ins. Já a NAV, que assegura o controlo do tráfego aéreo, disse estar tudo a funcionar com normalidade.
Várias companhias aéreas e aeroportos em todo o mundo estão a enfrentar dificuldades técnicas que estão a atrasar as operações - pelo menos a American Airlines, Delta Air Lines, Turkish Airlines, United Airlines, IndiGo fizeram comunicados a dar conta dessas dificuldades, bem como os aeroportos de Berlim, Sydney, Bombaim e Hong Kong - os dois últimos estão agora a fazer o check-in de passageiros de forma manual.
Passageiros da Ryanair queixaram-se de não conseguir fazer o check-in online, com a companhia a admitir que estava a "experienciar perturbação" devido a uma "interrupção global do sistema informático de terceiros".
We’re currently experiencing disruption across the network due to a Global 3rd party IT outage which is out of our control. We advise all passengers to arrive at the airport at least 3 hours before their scheduled departure time.
— Ryanair (@Ryanair) July 19, 2024
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A australiana Qantas e as americanas Frontier and Sun Country Airlines cancelaram mesmo os voos.
Também alguns bancos e a bolsa de Londres estão a experienciar falhas informáticas - grupo LSE, que opera a praça londrina, diz que não consegue publicar notícias. Na origem do problema estará o serviço de cloud da Microsoft, o Azure, e o Microsoft 365, além o "software" da CrowdStrike, uma empresa de cibersegurança. A Microsoft diz estar já a analisar.
Estes problemas informáticos estão ainda a afetar redes de telecomunicações, em particular na Austrália, e meios de comunicação - foi o caso da Sky News, cuja emissão foi interrompida, tendo sido, entretanto, restablecida.We're investigating an issue impacting users ability to access various Microsoft 365 apps and services. More info posted in the admin center under MO821132 and on https://t.co/W5Y8dAkjMk
— Microsoft 365 Status (@MSFT365Status) July 18, 2024
Entretanto, a Microsoft já divulgou que os principais problemas foram resolvidos, mas que algum "impacto residual" continua a afetar "algumas aplicações e serviços da Microsoft 365".
The underlying cause has been fixed, however, residual impact is continuing to affect some Microsoft 365 apps and services. We're conducting additional mitigations to provide relief. More details can be found within the admin center under MO821132 and on https://t.co/uFnnN6T3jN
— Microsoft 365 Status (@MSFT365Status) July 19, 2024