Notícia
Aeroporto de Lisboa cresce mais de 21% no primeiro trimestre
O movimento de passageiros no aeroporto Humberto Delgado superou em Março o aumento que registou nos dois primeiros meses do ano. Lisboa continua a ser um dos aeroportos europeus que mais cresce.
O movimento de passageiros no aeroporto Humberto Delgado cresceu 21,2% no primeiro trimestre deste ano, revela em comunicado a Airports Council Internacional (ACI) Europe, entidade que representa cerca de 500 aeroportos em 45 países europeus.
De acordo com os dados desta associação, depois de em Janeiro e Fevereiro Lisboa ter registado aumentos do número de passageiros de 21,6% e 20%, respectivamente, em Março o acréscimo foi ainda superior, de 21,9%.
No conjunto do trimestre, o aeroporto da capital ocupa a terceira posição do grupo das infra-estruturas que recebem entre 10 e 25 milhões de passageiros por ano que mais cresceram, sendo apenas ultrapassada foi Varsóvia e São Petersburgo.
Segundo a ACI Europe, nos primeiro três meses de 2017 o aeroporto do Porto registou um aumento do movimento de passageiros de 19,9%, tendo só no mês de Março protagonizado uma subida de 18,2%.
No trimestre, o movimento de passageiros nos aeroportos europeus cresceu, em média, 6,9%, sendo que só as infra-estruturas da União Europeia registaram uma subida de 7,2%.
Em comunicado, a ACI Europe salienta que na União Europeia 11 mercados registaram acréscimos de dois dígitos, um dos quais foi Portugal.
Em 2016 o aeroporto de Lisboa atingiu os 22,4 milhões de passageiros, um aumento de 11,7% face a 2015. As estimativas da ANA - Aeroportos de Portugal apontam para que em 2017 passem pela infra-estrutura um total de 25 milhões. Um número que poderá ser ultrapassado caso o ritmo de crescimento se mantenha.