Notícia
Vodafone reforça investimento na rede para combater quebra de receitas
O grupo de telecomunicações britânico decidiu reforçar o seu plano de investimento na melhoria da sua rede de alta velocidade, com o objectivo de contrariar a quebra de receitas evidenciada no terceiro trimestre. A Vodafone acredita que a integração dos serviços de internet, TV, e telefone ajudará a atrair novos clientes e a recuperar o crescimento dos proveitos.
A Vodafone vai reforçar em mil milhões de libras (quase 1.200 milhões de euros) o seu programa de investimentos na melhoria da qualidade da sua rede para contrariar a quebra de receitas que marcou o desempenho do grupo de telecomunicações no terceiro trimestre do ano, noticia a Bloomberg. Entre o início de Julho e o final de Setembro, os proveitos recuaram 4,9%, acima da previsão de uma quebra de 4,6% prevista pelos analistas.
Com este reforço, o orçamento do plano de investimentos da Vodafone no chamado “Projecto Primavera” sobe para sete mil milhões de libras (8,35 mil milhões de euros) até Março de 2016, o que implica ainda uma antecipação do calendário de execução deste programa. A melhoria da rede será financiada com parte dos 130 mil milhões de libras que o grupo liderado por Vittorio Colao arrecadou com a venda de 45% da Verizon Wireless.
Com os novos investimentos em infraestrutura, a Vodafone pretende acelerar a convergência entre os serviços de internet, TV, e telefone, o que, acredita Colao, irá ajudar o grupo a captar novos clientes e superar a quebra de receitas Os concorrentes do grupo poderão ter dificuldade em acompanhar este ritmo de investimentos, de acordo com uma análise da Moody’s.
A empresa de telecomunicações, que está presente em Portugal, aposta ainda na recuperação da economia para recuperar proveitos. A Vodafone prevê que o norte da Europa volte a crescer já este ano, seguindo-se os países do sul da Europa. Com base nesta expectativa, o grupo prevê alcançar um resultado líquido ajustado de cinco mil milhões de libras e um EBITDA entre 4,5 e cinco mil milhões de libras.