Notícia
Telefónica estará a disponível para vender participação na Telecom Itália
A operadora espanhola poderá estar disponível a vender a participação de 10,5% que detém na Telecom Italia. Isto, numa altura em que poderá haver movimentos de consolidação no mercado italiano.
A Telefónica poderá estar disposta a vender uma participação de 10,5% no capital da líder do mercado de telecomunicações italiana, segundo avança a agência Bloomberg que cita duas fontes sem as identificar.
A notícia surge numa altura em que se sabe que a Telecom Italia (TI) está a considerar a possibilidade de fusão com a quarta operadora de telecomunicações italiana. O conselho de administração vai reunir-se na quinta-feira, dia 11 de Abril, para discutir a hipótese.
O valor da posição que a operadora espanhola detém na cotada italiana está avaliada em cerca de 1,2 mil milhões de euros e ajudaria a Telefónica a reduzir a dívida. No ano passado, a operadora iniciou um plano de redução do endividamento que passou pela alienação de activos. A cotada reduziu a dívida em quatro mil milhões de euros.
Na semana passada, a TI anunciou que teve negociações preliminares com vista a uma potencial fusão com a unidade italiana da Hutchison Whampoa, H3G. Na quinta-feira, dia 11 de Abril, o conselho de administração da TI vai reunir para discutir uma potencial fusão dos dois negócios. A decisão ficaria sujeita, ainda, à avaliação do regulador.
A saída da Telefónica do mercado italiano seria coerente com a estratégia de se focar em mercados europeus como o Reino Unido e a Alemanha. A operadora admitiu prologar o programa de venda de activos iniciado no ano passado para continuar a reduzir dívida. Este ano, porém, a menor pressão sobre o “rating” da sua dívida permitir-lhe-á executar apenas vendas que lhe sejam mais favoráveis.