Notícia
Telecom Italia anuncia possibilidade de fusão com quarto operador italiano
A maior operadora de telecomunicações de Itália estará a considerar uma possibilidade de fusão que se encontra numa fase “preliminar” com a menor das quatro empresas do sector, no país. Analistas dizem que operação é potencialmente vantajosa mas tem “baixa” probabilidade de vir a ocorrer.
A Telecom Italia anunciou que o seu conselho de administração vai discutir uma potencial proposta de fusão com a unidade italiana da operadora Hutchison Whampoa, H3G SpA, numa reunião a ter lugar no dia 11 de Abril.
A operadora anunciou que irá considerar uma potencial fusão com a empresa que tem sede em Hong Kong, depois de uma notícia avançada pela agência Bloomberg. Com nove milhões de clientes, a H3G é a menor de quatro operadoras que actuam em Itália.
As acções do Grupo Telecom Italia reagiram positivamente à notícia, avançando 4,7%, e os analistas avançam que a operação poderia ter um impacto positivo. Contudo os reguladores poderão levantar objecções à operação, alertam.
Um movimento de “consolidação no mercado italiano teria forte sustentação do ponto de vista industrial e passar de quatro para três operadoras através de consolidação interna iria criar valor para as restantes operadoras” de Itália, afirmou o HSBC em nota de análise citada pela Bloomberg.
“Ainda que a recompensa seja potencialmente grande, a real probabilidade deste negócio é baixa na nossa perspectiva”, diz o analista do Banca Akros, Andrea Devita, à agência noticiosa.
O UBS lembrou uma fusão como a que vai ser considerada pela administração da Telecom Itália iria concentrar 45% do mercado de Internet sem fios em Itália, concluindo que os reguladores podem impor condições para que se realize o negócio.
A operadora Telecom Italia segue a valorizar 2,94% para 0,594 euros e prolonga os ganhos de 7,8% que regsitou na última sessão.