Notícia
Telefónica adquire 11% na italiana Mediaset Premium por 100 milhões
A operadora espanhola Telefónica comprou uma participação de 11,11% da Mediaset Premium, um serviço de televisão paga da italiana Mediaset. Em troca, a empresa espanhola vai investir 100 milhões de euros nos próximos meses.
A operadora espanhola Telefónica comprou 11,11% da Mediaset Premium, um serviço de televisão paga em Itália, que integra o grupo Mediaset.
De acordo com a imprensa espanhola, que cita o comunicado da operadora, a Telefónica anunciou esta segunda-feira, 7 de Julho, que alcançou um acordo com a Mediaset, e vai investir "nos próximos meses" 100 milhões de euros na Mediaset Premium, "recebendo em troca uma participação de 11,11% desse negócio". A Mediaset Premium está avaliada em 800 milhões de euros, segundo informações do regulador de mercado espanhol e citadas pelo jornal El Pais.
Esta notícia surge depois de, na passada quarta-feira, 2 de Julho, a Comissão Europeia ter aprovado, de forma condicional, a oferta de aquisição no valor de 8,6 mil milhões de euros feita pela espanhola Telefónica à alemã E-Plus, que é uma filial da operadora holandesa KPN. Para que o negócio se concretize, no estrito cumprimento das leis da concorrência comunitária, a operadora espanhola terá de ceder 30% da sua capacidade de rede às suas empresas rivais.
A concretização desta aquisição entre as terceira e quarta maiores empresas de telecomunicações a operar na Alemanha, permitirá aproximar a nova companhia, em termos de dimensão de clientes, à Vodafone e à Deutsche Telecom.
A Mediaset Premiun integra o grupo Mediaset, que foi fundado pelo ex-primeiro-ministro Sílvio Berlusconi. Este é um dos maiores grupos de televisão em Itália.
Esta manhã, na bolsa espanhola as acções da Telefónica deslizam 0,32% para 12,585 euros. E na bolsa italiana, os títulos da Mediaset sobem 1,95% para 3,772 euros.