Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sky também está interessada na filial britânica da Telefónica

O grupo de televisão paga Sky estará a negociar com a Telefónica a aquisição da operadora móvel O2. O interesse da estação televisiva junta-se ao da companhia Hutchinson que ofereceu 9 mil milhões de libras pela filial antes do Natal.

Negócios 20 de Janeiro de 2015 às 20:56
  • ...

O grupo de televisão paga Sky está interessado na compra da filial britânica da Telefónica, a O2, avançou o Financial Times (FT) esta terça-feira, 20 de Janeiro. A aquisição da operadora móvel vai permitir a Sky competir contra a British Telecom (BT) no mercado britânico das telecomunicações. 

 

O FT escreve que as conversas entre ambos os grupos começaram no final de 2014, após a BT confirmar a abertura de negociações exclusivas com a Orange e a Deutsche Telekom para comprar o operador móvel britânico Everything Everywhere (EE) no passado 16 de Dezembro. 

 

Para alguns especialistas consultados pelo jornal britânico, é pouco provável que a Sky possa comprar a O2, já que a companhia de televisão paga possui uma dívida que ultrapassa em três vezes o valor do seu EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) depois de ter realizado um investimento para a sua expansão na Europa de 7 mil milhões de libras (cerca de 9,14 mil milhões de euros). 

 

Contudo, a oferta que poderá apresentar a Sky será uma combinação de serviços de banda larga, rede fixa, rede móvel e conteúdos de televisão paga. O FT escreve ainda que o possível acordo poderá implicar a troca de acções entre a Sky e a Telefónica em vez de dinheiro. Esta solução ofereceria à companhia espanhola a oportunidade de entrar no negócio televisivo britânico. A Sky já comprou em Março de 2014 o negócio que a O2 detinha em rede fixa e banda larga no valor de 200 milhões de libras (cerca de 261,3 milhões de euros) e com uma carteira aproximada de 500 mil clientes.

 

Outros especialistas consultados pelo FT, apontaram que a melhor opção para a O2 é sair do mercado de rede móvel britânico. Outras opiniões salientaram que uma eventual aliança com a operadora de rede fixa e televisão paga Talk Talk beneficiaria a filial da companhia espanhola.

 

Este domingo, também segundo a agência Bloomberg, outra companhia do sector das telecomunicações, a Hutchison Whampoa estará interessada na compra da filial do grupo espanhol.

 

A empresa, sedeada em Hong Kong, é proprietária da operadora britânica Three a quarta maior operadora móvel do Reino Unido. Segundo publicou o Sunday Times, a Hutchison Whampoa poderá ter oferecido a César Alierta (presidente da Telefónica) nove mil milhões de libras (13,6 mil milhões de euros) antes do Natal. Mas as negociações entre ambas as companhias não parecem ter chegado a bom porto, escreveu o jornal britânico.   

 

Segundo analistas do mercado citados pelo jornal espanhol Expansión a O2 está avaliada em 10,8 mil milhões de libras (cerca de 14 mil milhões de euros).

Ver comentários
Saber mais O2 Sky British Telecom BT Europa Talk Talk Financial Times Reino Unido Hutchison Whampoa Hong Kong Sunday Times César Alierta economia negócios e finanças tecnologias de informação tecnologias de informação telecomunicações Informação sobre empresas grandes empresas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio