Notícia
Sky também está interessada na filial britânica da Telefónica
O grupo de televisão paga Sky estará a negociar com a Telefónica a aquisição da operadora móvel O2. O interesse da estação televisiva junta-se ao da companhia Hutchinson que ofereceu 9 mil milhões de libras pela filial antes do Natal.
O grupo de televisão paga Sky está interessado na compra da filial britânica da Telefónica, a O2, avançou o Financial Times (FT) esta terça-feira, 20 de Janeiro. A aquisição da operadora móvel vai permitir a Sky competir contra a British Telecom (BT) no mercado britânico das telecomunicações.
O FT escreve que as conversas entre ambos os grupos começaram no final de 2014, após a BT confirmar a abertura de negociações exclusivas com a Orange e a Deutsche Telekom para comprar o operador móvel britânico Everything Everywhere (EE) no passado 16 de Dezembro.
Para alguns especialistas consultados pelo jornal britânico, é pouco provável que a Sky possa comprar a O2, já que a companhia de televisão paga possui uma dívida que ultrapassa em três vezes o valor do seu EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) depois de ter realizado um investimento para a sua expansão na Europa de 7 mil milhões de libras (cerca de 9,14 mil milhões de euros).
Contudo, a oferta que poderá apresentar a Sky será uma combinação de serviços de banda larga, rede fixa, rede móvel e conteúdos de televisão paga. O FT escreve ainda que o possível acordo poderá implicar a troca de acções entre a Sky e a Telefónica em vez de dinheiro. Esta solução ofereceria à companhia espanhola a oportunidade de entrar no negócio televisivo britânico. A Sky já comprou em Março de 2014 o negócio que a O2 detinha em rede fixa e banda larga no valor de 200 milhões de libras (cerca de 261,3 milhões de euros) e com uma carteira aproximada de 500 mil clientes.
Outros especialistas consultados pelo FT, apontaram que a melhor opção para a O2 é sair do mercado de rede móvel britânico. Outras opiniões salientaram que uma eventual aliança com a operadora de rede fixa e televisão paga Talk Talk beneficiaria a filial da companhia espanhola.
Este domingo, também segundo a agência Bloomberg, outra companhia do sector das telecomunicações, a Hutchison Whampoa estará interessada na compra da filial do grupo espanhol.
A empresa, sedeada em Hong Kong, é proprietária da operadora britânica Three a quarta maior operadora móvel do Reino Unido. Segundo publicou o Sunday Times, a Hutchison Whampoa poderá ter oferecido a César Alierta (presidente da Telefónica) nove mil milhões de libras (13,6 mil milhões de euros) antes do Natal. Mas as negociações entre ambas as companhias não parecem ter chegado a bom porto, escreveu o jornal britânico.
Segundo analistas do mercado citados pelo jornal espanhol Expansión a O2 está avaliada em 10,8 mil milhões de libras (cerca de 14 mil milhões de euros).