Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PSD considera "errada e inaceitável" proposta do Governo de dois vogais para Anacom

O PSD considerou hoje "errada e inaceitável" a proposta de nomeação de dois vogais para a entidade reguladora das comunicações, Anacom, que, segundo os sociais-democratas, têm ligações a uma empresa regulada e uma organização na órbita dessa empresa.

Pedro Elias
23 de Junho de 2017 às 13:54
  • 6
  • ...

"Errada e inaceitável porque, em primeiro lugar, destrói o capital de confiança do que é uma entidade de regulação, criando condições para que se levante uma grande suspeição no papel de árbitro isento e independente que tem de assegurar", afirmou o vice-presidente da bancada do PSD Luís Leite Ramos, em declarações aos jornalistas no parlamento.

 

Em causa estão as nomeações para a Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações) de Dalila Araújo, que desempenhava até agora as funções de 'senior advisor' na Portugal Telecom e de Margarida Sá Costa, até agora secretária-geral da Fundação Portuguesa das Comunicações.

 

"A decisão do governo de nomear para a entidade reguladora das comunicações, a Anacom, duas pessoas com ligações recentes, exclusivas e duradouras a uma das empresas reguladas ou a uma organização que funciona na órbita dessa empresa, é para nós uma decisão errada e inaceitável", criticou.

 

O deputado do PSD salientou que o partido não põe em causa "a idoneidade e competência das pessoas", mas considera que "não dão garantias de isenção e independência nas actividades de fiscalização e arbitragem de conflitos que se vierem a colocar".

 

"É um passo que põe em causa toda a actividade de regulação, não só da Anacom, mas de todas as outras entidades reguladoras, porque afecta a confiança dos cidadãos", afirmou.

 

O PSD aguardará que o Governo pondere sobre esta decisão, uma vez que os nomes ainda terão de ser apreciados pela Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CReSAP) e ouvidos na Assembleia da República.

 

Além das duas vogais em causa, o Governo vai propor João Cadete de Matos, que sai do Banco de Portugal, para presidente da Anacom e Francisco Cal, que desempenha actualmente as funções de presidente da Estamo, Participações Imobiliárias, SA, como terceiro vogal.

Ver comentários
Saber mais Portugal Telecom Anacom Luís Leite Ramos Dalila Araújo Autoridade Nacional de Comunicações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio