Notícia
Preços das telecomunicações subiram 0,12% em Outubro
Em termos médios anuais, o aumento de preços verificado foi o 15.º mais elevado entre os 43 produtos/serviços considerados, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística.
Os preços das telecomunicações cresceram em termos nominais e reais, em Outubro, segundo os dados do INE, representando um incremento de 0,86%, 0,12% e 0,69% em comparação com o mês anterior, com o mês homólogo do ano anterior e em termos médios nos últimos 12 meses, respectivamente.
O INE explica que as telecomunicações foram as que cresceram mais em termos de preços, uma vez que os bens que estão acima do "ranking" dos aumentos são relacionados com produtos de sectores de bens não transaccionáveis, com preços regulados ou fiscalidade específica.
Desde Janeiro de 2014, os preços das telecomunicações crescem a taxas médias anuais superiores à variação do IPC e em Outubro de 2014, o diferencial entre as duas taxas atingiu 0,94 pontos percentuais.
Quando comparado com a União Europeia, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram enquanto na UE se encontram em queda, de acordo com os dados do Eurostat.
Assim, em termos médios anuais, em Outubro de 2014, o aumento dos preços verificado em Portugal foi 3,01 pontos percentuais superior à média da UE, sendo Portugal o 5.º país com os aumentos de preços mais elevados.
Os preços têm sido um ponto muito criticado pelos operadores de telecomunicações que contestam a descida dos mesmos, o que tem afectado a rentabilidade das empresas do sector.